Você já viu um quati albino? Em Corumbá, o animal de aparência rara chamou atenção de um servidor público e rendeu alguns cliques. Conforme o jornal Diário Corumbaense, Renato de Oliveira Carvalho visitava uma propriedade de familiares, no assentamento Taquaral, quando deu de cara com o quati de pelagem albina.
Geralmente de cor acinzentada ou marrom avermelhado, os quatis podem ser facilmente identificados, principalmente pelos sul-mato-grossenses, já que é comum de encontrá-los no Estado. Essas características, contudo, não foram evidenciadas no animal avistado por Renato.
Ao Diário Corumbaense, a bióloga Juliane Saab analisou a imagem do quati albino e confirmou: é um quati albino. Identificado como um macho “mundéu”, ou seja, de hábito solitário, a frequente aparição do animal pode acender um alerta, de acordo com a profissional.
“Os quatis vivem em bandos formados por fêmeas e filhotes; os machos só se aproximam no período reprodutivo e depois seguem sozinhos. O registro de indivíduos albinos é raro e de relevância científica, pois pode indicar maior ocorrência de cruzamentos entre animais com genes recessivos”, diz a bióloga.

“Apesar da aparência diferenciada e curiosa, esses casos podem sinalizar riscos genéticos e redução da variabilidade populacional, exigindo análises mais aprofundadas. Além disso, as queimadas anuais e a redução do habitat natural diminuem o número de indivíduos que conseguem sobreviver. Outra condição importante é que a coloração padrão dos quatis ajuda na camuflagem, permitindo que escapem de predadores. Já a condição albina os torna muito mais visíveis e vulneráveis à predação”, acrescenta.
Segundo Renato Carvalho, o animal foi visto sozinho em uma área próxima a um córrego. “Jogamos algumas coisas e ele estava revirando, quando o avistamos”, relatou à reportagem.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.