Uma coruja rasga-mortalha, também conhecida como coruja-das-torres (Tyto furcata) foi resgatada na tarde deste domingo (21) na zona rural da cidade de Terenos, em Mato Grosso do Sul.
Conhecida por ter um grito que, conforme crenças populares, traz “mau agouro” e até “anuncia a morte”, a ave estava acuada por outros animais, sem conseguir se mover, no momento da captura.
A Polícia Militar Ambiental de Campo Grande (MS) atendeu a ocorrência após solicitação do Projeto Pacu, que acionou a equipe de resgate. A princípio, todos acreditavam que a ave estava ferida, pois não conseguia alçar voo e sair do enquadro dos animais que a cercavam.
No local, a PMA interveio e capturou a coruja. Após a análise, verificou-se que o exemplar era um filhote e não apresentava lesões aparentes, mas necessitava de resgate para assegurar sua proteção.
Diante da situação, os policiais realizaram a captura e a contenção da coruja, que foi posteriormente encaminhada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), onde passará por avaliação veterinária especializada.
Veja:
Coruja rasga-mortalha
Além de “rasga-mortalha” e “das torres”, a mesma espécie também é conhecida como “coruja-da-igreja”, pela frequente aparição em templos religiosos, e “coruja-branca”, devido à sua coloração.
O nome “rasga-mortalha” foi dado por conta do som que a ave faz ao emitir um grito associado ao barulho de um pano sendo rasgado, e da crendice popular que relaciona esse som à anunciação de morte.
Apesar de ser uma das corujas mais comuns e amplamente distribuídas no Brasil e no mundo, muitos ainda a temem, acreditando que seu canto é um mau presságio e sinônimo de “azar”.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.