Depois dos primeiros dias agitados por Almir Sater e Leandro Karnal, a Bienal Pantanal, em Campo Grande (MS), segue a todo vapor. A abertura do evento que celebra a literatura ocorreu no último sábado (4), mas a programação continua até o próximo domingo, dia 12 de outubro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo.
Nesta segunda-feira (6), as palestras começam cedo, às 9h. No Auditório Tertuliano Amarilha, Jéferson Assumção, da diretoria de “Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas”. Ele participará do Seminário “Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) Livro e leitura da Era Digital”.
Às 10h, a Arena Infantil do Centro de Convenções será animada pelo “Batucando Histórias”, com show musical para público de até 10 anos.
Também às 10h, a Mostra Curta Bienal exibirá o filme sul-mato-grossense “Tálamo”, no Auditório Pedro de Medeiros. Em seguira, o longa “Lendas Pantaneiras – Enterro”, também será transmitido.
10h30 haverá Oficina de poesia com Maria Carol, do Slam Plural, no Lounge do Centro de Convenções.
Ainda às 10h30, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Cultural, Luciana Barroso Campos, palestrará no Seminário “Plano Nacional do Livro e Leitura” (PNLL).
Às 14h, no Auditório Tertuliano Amarilha, as palestrantes Jeimy Hernández Toscano – Diretora Técnica de Leitura, Escrita e Bibliotecas da UNESCO e Melly Sena(MS) – Diretora de Memória e Patrimônio Cultural da FCMS, falarão sobre Sistema Público de Bibliotecas – O papel dos equipamentos culturais na promoção do acesso ao livro e a leitura.
No Auditório Germano Barros de Souza, às 14h, Gerson Luís Martins palestrará na conferência “Tecnologias Digitais, Sociedade e Mercado: O Mundo Contemporâneo”, sobre o tema: As mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação.
14h30 e 15h15 terá Batalha de Poesia no Lounge, com Slam Plural, Ale Coelho, Sol, Amanda, Peralta e Cell.
Para encerrar a segunda-feira (6) da Bienal Pantanal terá uma conferência com Itamar Vieira Júnior, sobre “Territórios, culturas e geopolíticas”, com o tema: Rascunhos de pássaros – a literatura, o mundo e o leitor”. A conferência será às 19h, no Auditório Manoel de Barros.
Itamar Vieira Júnior é vencedor dos prêmios LeYa, Oceanos e Montluc, além de ter conquistado duas vezes o Prêmio Jabuti, Itamar Vieira Junior foi o primeiro brasileiro a chegar à final do International Booker Prize. Nascido em Salvador, na Bahia, em 1979, é doutor em estudos étnicos e africanos (UFBA) e autor da coletânea de contos “Doramar ou a Odisseia”, de “Chupim”, e dos romances “Torto Arado”, “Salvar o Fogo” e “Coração Sem Medo”.
Para conferir a programação dos demais dias, clique aqui. O evento segue até domingo, dia 12 de outubro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.