Com o conclave em andamento, como as Paróquias de Campo Grande (MS) se preparam para o anúncio do novo líder da Igreja Católica? Em lugares como Porto Alegre, por exemplo, os fiéis são orientados pela Arquidiocese local a orarem pelo novo Papa, enquanto as paróquias devem badalar os sinos quando o nome do pontífice for anunciado. Mas, na capital sul-mato-grossense, segundo a Arquidiocese, não há nenhum rito específico a ser seguido pelas igrejas.
“Não existe um ritual definido para o tempo do Conclave, mas forte incentivo a todos os fiéis para diariamente rezarem pelo Papa Francisco e pelo Conclave em si. Outras iniciativas ficam a cargo dos padres em suas respectivas paróquias”, explica a Arquidiocese de Campo Grande ao Jornal Midiamax.
Já quando o novo Papa for anunciado, “todos os fiéis serão incentivados a participar da Santa Missa, também na Catedral, pelo novo pontífice e seu pontificado. Momento que será de grande emoção e alegria”, destaca a entidade.
Os preparativos para a revelação do sucessor do Papa Francisco começaram desde o anúncio do falecimento do argentino, em 21 de abril. Desde então, toda a comunidade católica tem se mantido em constante oração pelo descanso eterno do religioso.
“Lembramos que estamos no Ano Jubilar com o lema “Peregrinos de Esperança”, celebrando e festejando os 2025 anos do nascimento de Jesus, Filho de Deus. Este jubileu é chamado de “Spes non confundit” (“a esperança não decepciona”), definido pelo Papa Francisco, como um tempo de renovação da fé e esperança, com destaque para a dignidade humana e o respeito pela criação”, ressalta a Arquidiocese local.
Votações para decidir novo Papa continuam
Duas votações ocorreram na manhã desta quinta-feira (8) para eleição do novo Papa, mas não chegaram a um resultado definitivo. Sem consenso entre os cardeais, a primeira foi por volta das 4h30 e a segunda às 6h (horário de MS).
Agora, as rodadas serão retomadas às 11h30, e se for preciso, ainda será realizada mais uma às 13h. Caso não haja consenso até o quarto dia de votação (sábado, dia 10), haverá uma pausa para oração e conversa entre os cardeais. Depois disso, as votações retornam no sexto dia e seguem até o 12º, caso necessário.
Tradicionalmente, o resultado definido pelo conclave é divulgado por meio da fumaça emitida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano. Quando a cor da fumaça for branca, significa que os cardeais entraram em consenso. Enquanto isso não acontecer, emite-se a fumaça preta, indicando a necessidade de outra rodada de votação.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.