Campo Grande (MS) teve seu perfil cultural levantado por uma pesquisa de campo que expôs alguns dados inéditos, mas também reforçou traços óbvios dos hábitos e preferências de seus moradores.
O levantamento investigou o acesso da população a 14 atividades culturais e descobriu o que de fato quem vive na cidade morena mais gosta em diversos segmentos.
Conforme os dados, sobá, sertanejo e o Parque das Nações ainda predominam o favoritismo popular nos quesitos prato típico, estilo musical e local para lazer. Mas a pesquisa não se resume a isso e destaca pontos até então pouco notados dos aspectos culturais da Capital, bem como o baixo acesso a eles.
Confira a seguir o resumo detalhado da cultura de Campo Grande, segundo a pesquisa “Cultura nas Capitais”, realizada pela JLeiva Cultura & Esporte e o Datafolha em todas as capitais brasileiras.
Campo Grande é a cidade do sertanejo?
De acordo com o levantamento, Campo Grande está entre as capitais do Brasil com mais fãs de sertanejo. Na pesquisa de campo, 64% dos moradores apontaram o gênero como um dos prediletos. Tanto homens (68%) quanto mulheres (61%), em todas as faixas de escolaridade e em todas as classes sociais, escolheram o estilo.
No entanto, o sertanejo não tem a preferência das pessoas de 16 a 24 anos. Nesse caso, o funk foi apontado como ritmo musical preferido, com 54% do favoritismo dos jovens.
Campo Grande, aliás, também é a capital onde mais se ouve funk, com 18% de média, contra a média nacional de 11%. Junto com Curitiba e Porto Velho, é também a capital onde mais se ouve música eletrônica, sendo que 10% citam esse estilo, contra 6% da média.
Campo-grandense gosta mais de festa junina do que de Carnaval: você concorda?
No caso das festas populares, a preferência dos entrevistados apontou que a população de Campo Grande prefere as festas juninas (72%) ao Carnaval (22%).
A pesquisa também quis saber dos entrevistados qual é o evento cultural mais importante da cidade. A resposta era livre, qualquer um poderia citar o que viesse à mente.
Diante do questionamento, foram mencionados, ao todo, 80 eventos, com destaque para Carnaval, Festival do Sobá, Expogrande, Festa Junina e Cidade do Natal.
Sobá representa Campo Grande na culinária
Reforçando o senso comum, o sobá foi o alimento mais mencionado pelos entrevistados quando questionados sobre qual o prato símbolo da cidade. De modo geral, 19% das pessoas elegeram alguma massa para esse quesito e 18% definiram o sobá como representante.
Também foram muito citados o arroz carreteiro (17%) e o churrasco (16%) para esta modalidade.
Parque das Nações é o principal espaço de cultura em Campo Grande
O campo-grandense acredita que o Parque das Nações Indígenas é o principal espaço de cultura de Campo Grande. Ao todo, 8% dos entrevistados destacaram o local, embora outros 14 parques tenham sido lembrados pela população.
Apesar disso, 43% das pessoas ouvidas disseram que nunca vão a esses espaços culturais, sendo este o maior percentual encontrado na pesquisa. Os resultados indicam que 49% da população nunca praticou uma atividade cultural, ainda que de forma amadora: é o pior percentual encontrado na pesquisa.
Campo Grande tem acesso à cultura abaixo da média, segundo a pesquisa
O estudo avaliou a opinião de 600 pessoas de todas as regiões do município e verificou que Campo Grande apresenta o menor índice de acesso cultural entre as 27 capitais brasileiras, com média inferior à nacional em 8 das 14 atividades pesquisadas.
A capital de Mato Grosso do Sul é a de menor acesso em leitura de livros, jogos eletrônicos, bibliotecas (15%, junto com Boa Vista), teatro (12%, ao lado de Rio Branco), dança, feiras de livro, saraus e concertos (2%, junto com Maceió).
Em 2014, a JLeiva e o Datafolha haviam feito pesquisa semelhante em Campo Grande. Uma década depois, o acesso a praticamente todas as atividades diminuiu, com quedas mais acentuadas em shows (de 51% para 39%) e festas populares (de 46% para 30%).
A nova pesquisa é considerada o maior levantamento sobre o tema já produzido no Brasil. Mas, e você, concorda com os dados da Capital de MS?
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
(Revisão: Bianca Iglesias)