Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Sem registro de roubo e morte em 2025, Coophasul reafirma fama de bairro mais tranquilo de CG

Índices comprovam tranquilidade do bairro
Graziela Rezende -

Uma das falas que propagam sobre é que aqui é uma “Capital com cara de interior”. No caso dos bairros, alguns têm a fama de mais e outros menos violentos, claro. Mas, quando o assunto é tranquilidade, o nome é certo: Coophasul. E os índices confirmam: não houve nenhum registro de e morte neste ano de 2025, segundo a PMMS (Polícia Militar de ).

Por parte dos moradores ouvidos pela reportagem, a reclamação é outra. “Aqui tem mais é ladrão de varal, que pega algo se vê uma oportunidade. Mas estes, geralmente, são usuários de drogas, e este é um problema crônico em tudo que é lugar. Aqui também começou a aparecer muitos andarilhos, ficam ali circulando na praça”, comentou um aposentado, de 67 anos, que mora no bairro há 46 anos e não quer se identificar.

O novo projeto do Jornal Midiamax, o Fala Povo: Midiamax nos Bairros, conta histórias dos bairros de Campo Grande. Desta vez, o assunto é a segurança pública no Coophasul.

Ao longo da programação, no site, impresso e televisivo Midiamax (canal 4 da Net), serão exibidas histórias de moradores, curiosidades, pontos gastronômicos, segurança, o que sonham para o futuro, entre diversos assuntos pitorescos e que envolvem o cotidiano da população local.

Por fim, tivemos uma edição do Fala Povo: Midiamax nos Bairros transmitida ao vivo da região, no sábado, dia 2 de agosto.

Índices comprovam tranquilidade do bairro

Batalhão Coophasul (Foto: Eliel Dias, Jornal Midiamax)

“O bairro Coophasul é extremamente tranquilo e a gente sabe dessa tranquilidade, e sabe que fica ainda mais difícil reduzir os índices. Mas ainda assim, graças ao trabalho da Polícia Militar, zeramos o número de roubos na região, não tivemos nenhum registro agora, no primeiro semestre de 2025, nenhum registro de feminicídio e nenhum homicídio, além de uma redução de 80% nos pontos que ocorreram na nossa região”, afirmou a major Danielle Perete de Freitas Neves.

Ao todo, a major possui 12 anos na corporação, mas, há um mês, está no comando da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar, que atende a região do Segredo — contemplando o bairro Coophasul — além de , Corguinho e distrito de Taboco.

PM 11 Batalhão Coophasul (Foto: Eliel Dias, Jornal Midiamax)

“A nossa missão é, justamente, garantir essa tranquilidade, então, quando a gente imagina que um local é tranquilo, é porque a Polícia Militar é extremamente atuante, fazemos de tudo para que esta tranquilidade permaneça no bairro e, inclusive, esta preocupação e empenho tem surtido efeitos extremamente positivos. Houve uma redução de 67% em homicídios na região do Segredo, uma redução de 36% nos roubos, o que é um número extremamente expressivo. E de a veículos, a queda foi pela metade. Furto a residência, caiu 20%, então, tivemos redução em praticamente todos os nossos índices, em relação a 2024, os que preocupam mais a sociedade”, explicou a major.

Sendo assim, os servidores atuam de maneira preventiva, com patrulhamento ostensivo, preventivo e com base nos dados que são levantados. “Ou seja, a gente estuda a criminalidade no entorno, onde tem uma maior tendência criminal e aplicamos o policiamento da maneira mais inteligente possível. Se os esforços da PM porventura não forem suficientes, vamos atuar de maneira repressiva e o mais imediatamente possível”, ressaltou Danielle.

Pelotão fica na praça e moradores passam lá diariamente, diz PM

PM 11 Batalhão Coophasul (Foto: Eliel Dias, Jornal Midiamax)

Instalado na praça principal do bairro, o pelotão tem contato diário com moradores. “Passam para pedir informação, apoio da Polícia Militar ou para trazer uma demanda do bairro, então, o fluxo de pessoas é intenso. Também relatam sobre a presença de usuários na região, sabemos que é um problema social também, mas a PM também atua nesse sentido. Não é uma questão apenas de segurança pública, mas, a Polícia Militar reforça suas rondas, suas abordagens e, quando a gente tem conhecimento de algum possível ilícito, atuamos”, argumentou a major.

A major também explicou que as equipes se reúnem de forma constante, elaborando operações na região, bem como o possível aumento de rondas.

“Faz parte do nosso cotidiano avaliar se o planejamento que a gente fez, a execução do planejamento anterior foi feita de maneira adequada, se surtiu o efeito que a gente esperava. Se sim, pensamos no novo planejamento, reforçando as atitudes que a gente executou anteriormente. Caso contrário, vamos replanejar, adotar novas medidas, sempre buscando o bem-estar dos moradores do nosso bairro”, ressaltou.

A comandante da 11ª Companhia finaliza ressaltando que a Polícia Militar, em geral, se esforça tremendamente para cumprir o seu papel constitucional, de promover a paz social. “Até mesmo porque nós fazemos parte da sociedade”, encerra.

Confira as reportagens especiais sobre o bairro Coophasul:

De Delinha a desembargadores, Gato recebeu por 20 anos ‘só a nata’ em local secreto do Coophasul

Cabeleireiro solicitado no Coophasul, Adão só deixa o serviço uma vez ao ano e todo mundo sabe o motivo

‘Casas-fazenda’ e muitos idosos são o espelho da vida tranquila no Bairro Coophasul, em Campo Grande

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Execução do sistema de sinalização noturna no aeródromo de Inocência vai custar R$ 2,8 milhões

Preso por morte de homem em Sidrolândia alega legítima defesa e nega briga por cerveja

Inacreditável! Veja a pergunta simples que filho de Gugu não soube responder no Domingo Legal

Orçamento de Aparecida do Taboado para 2025 supera os R$ 216 milhões (PMAT, Divulgação)

Empresa terá quase 9 meses para concluir pavimentação em bairro de Aparecida do Taboado

Notícias mais lidas agora

Corregedoria vê falhas e manda MPMS agilizar inquéritos de violência contra mulher

Supercopa de Vôlei terá finais em Campo Grande com os melhores da temporada; conheça os times

consórcio contrato petição assinar

Petição pelo fim do contrato do Consórcio Guaicurus tem mais de mil assinaturas diárias

Sobe para quatro o número de mortos em ataque à igreja nos EUA

Últimas Notícias

Cotidiano

Governo de MS lança assistente de IA e emissão digital de documentos pelo celular

Medidas são resoluções conjuntas da Semadesc e Jucems

Polícia

Escrivão alvo do Gaeco tem liberdade concedida e volta as atividades em MS

Durante a operação, foram apreendidos celulares e documentos relacionados à regularização fundiária urbana

Cotidiano

VÍDEO: Caminhão arrasta fiação e galhos de árvores em avenida do Coophatrabalho

Veículo deixou rastro de destruição e prejuízo na manhã desta segunda-feira

Cotidiano

Na contagem regressiva, especialista dá dicas para ‘driblar’ a ansiedade antes do CPNU

Da revisão ao autoconhecimento, confira dicas para não passar perrengue no dia da prova