Bolsonara, uma galinha da raça polonesa de pescoço pelado, está desaparecida. Criada em Corumbá (MS), a ave sumiu no final da tarde desta segunda-feira (14) em frente à residência de seus donos, durante passeio rotineiro pelo terreno do outro lado da rua. Por diversas razões, a família acredita que alguém a levou, já que a ave saiu com outras galinhas e foi a única do bando que não retornou.
O animal pertence ao produtor rural Antônio Victor Soares, de 23 anos. Ele comprou Bolsonara em Puerto Suarez, na Bolívia, no início deste ano, quando ela ainda era um pintinho. “Começamos a criar e ela ficou apegada demais. Chamava muita atenção, quando eu ia tirar foto, só ela queria sair, nunca deixava nenhuma outra galinha ficar na frente da câmera”, relata o tutor ao Jornal Midiamax.

Acadêmico de psicologia, o rapaz e seus familiares criam animais em um sítio em Corumbá, onde não realizam abates e sustentam diversas espécies por amor. “Nós temos incubadora, sítio, fazenda… criamos para ter e não para vender”, afirma Antônio.
Quando pequenos, esses “pets” exóticos ficam com ele na cidade até atingirem maturidade para viver no sítio. E entre os exemplares que atualmente moram no imóvel urbano está a bendita Bolsonara.

O sumiço de Bolsonara
Por lá, é normal que as aves saiam da residência. Diariamente, ela e outras galinhas do corumbaense ciscam no terreno da frente, que também é da família, e são recolhidas. As aves só andam em grupos e sempre voltam para casa juntas, mas tudo mudou nesta segunda (14).
“Bolsonara foi com outras três galinhas da raça dela. Voltaram só três e ela não voltou, sendo que era a mais mansa. É uma rua bem movimentada e nossa casa é a única. Minha mãe deixou elas ciscando e quando voltou a Bolsonara tinha sumido. Só que, assim, é a rotina delas, elas sempre voltam”, detalha Antônio.

Diante das circunstâncias, eles imaginam que a ave foi levada por ser muito mansa e gostar de ficar no colo, além de ter a aparência diferente das demais. “Roubaram a Bolsonara, viram que ela é bem bonita e levaram. Não é a primeira vez que roubam animais nossos, alguns nós achamos. Agora, estamos tentando encontrar ela. Já fizemos varredura no bairro inteiro e não encontramos. Nem sinal”, lamenta.

Por que galinha foi batizada de Bolsonara?
A galinha está com a família desde o início do ano. Ela tem quase quatro meses de idade e virou um xodó para todos. “Minha mãe que deu esse nome, disse que ela gosta de ser o centro das atenções e que a cara é parecida [com a do ex-presidente Jair Bolsonaro]”, esclarece o produtor rural.
Por fim, o jovem faz um apelo e pede que, caso alguém saiba do paradeiro da ave, o informe através do telefone (67) 99195-9774.
“Estamos procurando e tentando entrar em contato com os vizinhos pra saber se alguém a viu. Temos uma política de muito carinho com os animais, tanto que não os vendemos e nem matamos. Temos criança em casa também e, por Bolsonara ser muito dócil, nos apegamos muito rápido”, comenta o tutor, que, sem condições de pagar recompensa, conta com a boa-fé dos corumbaenses.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.