Dedicado a divulgar estudos e conhecimentos gerais da região da Euroásia, perfil nas redes sociais decidiu ultrapassar os limites fronteiriços da Ásia e da Europa e divulgou um controverso mapa cultural do Brasil. O gráfico em questão separa os estados do país sul-americano por seus supostos traços culturais.
O problema é que muita gente não gostou de como suas regiões foram legendadas, incluindo os sul-mato-grossenses, que entraram para a lista de “Paulistas caipiras pioneiros, pantaneiros e douradenses”.
Sem explicar as razões, o gráfico estende o termo “paulista” a partes de Minas Gerais e do Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Como se isso já não fosse o suficiente para gerar burburinho, as demais especificações detalhadas para as regiões também deram o que falar.
Conforme o gráfico, quem vive na área central de Mato Grosso do Sul são os “caipiras pioneiros”, enquanto os moradores do sul do Estado ganharam o título de “caipiras pioneiros douradenses”.
Já a área que abrange o pantanal foi classificada como “caipira pantaneiro”. Mais ao nordeste, na divisa com Goiás e Minas, o mapa definiu o trecho como sendo “caipira goiano”. Veja o gráfico completo:

Mapa foi feito por estrangeiros?
De alguma forma, o algoritmo entregou a publicação para internautas brasileiros, que engajaram o conteúdo de imediato. Entretanto, sem se atentar aos detalhes, os comentaristas de plantão não perceberam que a página estrangeira não foi a responsável por elaborar o mapa e apenas republicou a representação.
Por isso, muitos estão levando as subdivisões a sério e acreditando que se trata de uma pesquisa internacional aprofundada sobre a cultura do país. Mas, o criador da cartografia é um brasileiro que, conforme o próprio, faz “tweets de alta qualidade”. Ele está creditado na imagem, em letras minúsculas, no rodapé à esquerda.
Ainda que não revele as fontes para a separação cultural que deu ao Brasil, o autor acrescenta um pequeno texto de referência ao desenho. Confira o recorte regional:
“Centro-Oeste (Centro-Oeste) – Pantanal e Cerrado Mix
Estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal (Brasília)
- Raízes Culturais: Povos Indígenas (Bororó, Xavante), migrantes do sul (gaúchos) e cultura sertaneja.
- Tradições Principais: Festas do Divino Espírito Santo, vaquejadas estilo cowboy e romarias religiosas.
- Culinária: Pequi, arroz com guariroba, pintado (peixe), churrasco pantaneiro.
- Música: Sertanejo (país brasileiro), catira (dança folclórica de palmas) e cururu.
- Fato Único: Brasília, a capital modernista, representa a visão futurista e a identidade arquitetônica do Brasil”.
“É o mapa mais ‘non sense’ que já vi”
Além disso, o gráfico traz o brasão do Brasil imperial, ao invés do Brasil republicano, indicando a grande probabilidade de ser um meme. Mesmo assim, sem se ater às minúcias por trás da concepção do mapa polêmico, brasileiros se manifestaram atribuindo a autoria aos estrangeiros da Euroásia.
“É o mapa mais ‘non sense’ que já vi… Não é sério. Além de chamar sulistas de sulinos e colocar um brasão português como símbolo do Brasil… Esses gringos tão zuando com a gente!”, disparou um internauta.
“Uai sô! Sou daqui de Campo Grande – MS e não me considero ‘caipira’. Sou da ‘capitar’ do Mato Grosso do ‘Sur’. Brincadeiras à parte, não tenho nada de ‘caipira’ e nem de ‘caipora'”, declarou uma campo-grandense.
“Acho que esse mapa está errado, pelo menos no que se refere ao Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, além das cores serem praticamente as mesmas, muito difícil distinguir uma da outra”, opinou mais um. “RIDÍCULO!!!”, expressou outro.
Cabe destacar que não apenas os sul-mato-grossenses manifestaram descontentamento com a publicação e moradores de todas as regiões do país também registraram seu incômodo. Mas, e você, concorda ou não com as definições culturais abordadas pelo mapa?
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
***