Devotos de Nossa Senhora Aparecida se reuniram na Praça do Papa, neste domingo (12), para participarem da tradicional carreata em homenagem à Padroeira do Brasil. O trajeto segue até a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada na avenida Tamandaré, Vila Planalto.
Durante o percurso, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que carrega uma relíquia de primeiro grau, é transportada, derramando bençãos pelas ruas por onde passa. Trata-se de um fragmento da imagem original da santa, exposta no Santuário Nacional de Aparecida do Norte.
Segundo o pároco, Jair Máximo, o fragmento foi obtido após uma restauração da imagem original. “Em 1978, eles violaram a imagem de Aparecida, quebraram a imagem e ela precisou ser restaurada”, contou.
Na restauração, foi preciso colocar um parafuso em seu pescoço, o que acabou retirando algumas lascas. Na época, o pároco da igreja, Luciano Scampini era amigo do cardeal de Aparecida, e recebeu de presente um pequeno pedaço da imagem original.
“Ele trouxe e colocou no peito da imagem que está aqui na nossa paróquia”, explicou o padre.

Imagem ficará exposta após celebração
Desde que a relíquia foi inserida, a imagem fica exposta na Paróquia para os fiéis fazerem suas orações, pedidos e agradecimentos à padroeira. Hoje não será diferente! Após a carreata, a imagem ficará em exposição após a missa, que será celebrada às 19h.
“É como se estivéssemos tocando na imagem original de Aparecida. Poucas imagens do Brasil têm essa graça, essa particularidade de ter um fragmento da imagem original. Então, é uma bênção particular para a nossa paróquia”, afirma o pároco.
Além da relíquia da santa, outra de primeiro grau estará presente na celebração: de Carlo Acutis. Essa, contendo mecha do cabelo de Acutis, foi emprestada pelo Padre Marcelo Tenório, pároco do Santuário de Nossa Senhora Aparecida e São Carlo Acutis, na Vila Margarida.

Carreata reuniu veículos em homenagem à Nossa Senhora Aparecida
O coordenador da Festa da Padroeira, João Guilherme Ferreira de Souza, explicou que o trajeto da carreata passa pela avenida Presidente Vargas, avenida Júlio de Castilho, Centro, e retorna à Paróquia, na avenida Tamandaré. A expectativa era de superar os 270 veículos participantes no ano passado.
Segundo ele, o sentimento é de alegria ao ver os fiéis aderirem ao movimento de louvor à Nossa Senhora Aparecida.
“É um sentimento de alegria, de gratidão, ver a comunidade, a devoção, o amor, esse servir nosso maravilhoso, que envolve toda a comunidade. Nossa Senhora faz milagres em nossas vidas, e é o meio de retribuirmos esse amor que nascemos por ela”, afirmou.

Após benção concedidas, devotos agradecem à santa padroeira
Elismar Maria Alves é uma das devotas da padroeira que fez questão de comparecer à carreata para agradecer às bençãos recebidas durante o ano. Essa é a primeira vez que participa do encontro.
“É a primeira vez que participo, para fechar essa semana em honra a Nossa Senhora. Venho por todos os milagres, todas as bênçãos que ela tem concedido a minha família esse ano. Só quero agradecer a ela. Então, é uma forma de nos reunirmos”, contou.
O administrador de empresas, Júlio Cesar, de 65 anos, também participou do trajeto em devoção à santa. Há anos se compromete a comparecer ao evento, principalmente, após receber uma cura da Mãe Aparecida.
“Eu tive uma neuroplastia, uma língua no reto, a mesma doença que a Preta Gil teve. Então, eu pedi para Nossa Senhora e fui curado há um ano”, recordou.
O devoto deixou uma mensagem para quem passa por alguma situação complicada na vida. “Que tenha fé, faça bom uso de tudo que é bom. E ore bastante, peça a Deus, tenha amor no coração, que cada vez ele vai conceder uma graça, seja ele qual for”, aconselhou.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.