“Um impasse intenso como eu nunca vi antes”. Estas são as palavras do fotógrafo guatemalteco Andres Novales sobre o registro impressionante, capturado por suas lentes, de uma onça sendo encurralada e expulsa por ariranhas no Pantanal.
Vídeo gravado por Andres no Canal do Caxiri mostra a “fera” pantaneira virando “gatinha” e colocando o rabinho entre as pernas após o bando de lontras gigantes se unir para tocá-la dali.
Na ocasião, a onça estava bem em frente a uma toca de ariranhas e sua presença foi “puro caos”, segundo o fotógrafo.
“Por mais de uma hora, as ariranhas defenderam sua toca com tudo o que tinham. Repetidamente, elas investiram contra a onça, forçando-a a recuar contra a margem. Toda vez que o felino procurava uma abertura, as ariranhas revidavam sem medo”, relata o autor das imagens.
Segundo Andres, em certo momento, enquanto o felino estava distraído, as ariranhas conseguiram entrar na toca e se mantiveram firmes por dentro. Mas a luta não terminou. “Determinada a entrar, a onça tentou cavar por cima. Essa tensão durou quase três horas até que, finalmente, a onça desistiu e foi embora”, conta.
“Momentos como este são raros. Cruéis, imprevisíveis e inesquecíveis”, finaliza Andres. O flagra foi registrado no final do mês de agosto, no Pantanal norte, em Mato Grosso. Assista:
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.