A partir da próxima terça-feira, um novo projeto gratuito vai ensinar as técnicas e a arte da cerâmica tradicional Terena com o objetivo de resgatar o saber ancestral e fortalecer a geração de renda de mulheres indígenas em Campo Grande.
O projeto “A Cerâmica Terena Patrimônio do MS” oferece oficinas de cerâmica tradicional voltadas a mulheres indígenas que vivem nas aldeias urbanas de Campo Grande.
As atividades contemplam mulheres de 18 a 70 anos, em especial moradoras da região do Jardim Noroeste.
Nas oficinas, ministradas gratuitamente, as mulheres aprendem modos tradicionais de produção de peças utilitárias e decorativas, como vasos e colares, a partir de um saber coletivo transmitido entre gerações Terena.
Além da formação cultural, a iniciativa também prevê ações de estímulo à comercialização dessas peças, ampliando o acesso das artesãs indígenas a meios sustentáveis de geração de renda.
Para participar, interessadas podem entrar em contato com Ana Cláudia no telefone (67) 99233-4808. As oficinas acontecem na Associação de Artesãos Indígenas, na Rua Indianápolis, 1790.
As aulas serão ministradas a partir do dia 9 de setembro, das 13h às 17h, de terça a sexta-feira.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)