Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Projeto com coreógrafa de SP traz oficina de dança gratuita neste mês em Campo Grande

Idealizadora do projeto 'Quem a Mim Nomeou o Mundo?' diz que motivação veio da sua vivência e trajetória na psicologia e na dança
Graziela Rezende -
(Vanessa Macedo/Arquivo Pessoal)


O projeto “Quem a Mim Nomeou o Mundo?”, da artista da , produtora cultural e psicóloga Maria Fernanda Figueiró, está com inscrições abertas e gratuitas para a oficina de dança “Corpo Depoimento”, com a renomada diretora e coreógrafa Vanessa Macedo (SP), de 19 a 22 de junho, em Campo Grande.

Conforme os organizadores, por meio de diversas ações, o projeto visa sensibilizar o público para a temática da desigualdade de gênero e estimular ações de reflexão e transformação social por meio da dança. A idealizadora, Maria Fernanda, conta que a motivação para a criação do projeto veio da sua vivência e trajetória na psicologia e na dança, destacando seu envolvimento com os estudos de gênero.

“Tanto na minha trajetória como psicóloga quanto artista da dança, percebo que a violência de gênero está sempre presente, em todos os espaços que ocupo, especialmente por meio de relatos de mulheres. Essa constatação me trouxe uma inquietação sobre as desigualdades de gênero e os motivos que levam à discriminação e violência. Paralelamente à minha formação em Psicologia, como artista da dança percebo que o gênero atravessa todos os corpos e experiências. E, assim, motivada por essas vivências e reflexões, criei esse projeto artístico para utilizar a dança como meio de investigação e criação sobre gênero, violência e performance, buscando promover reflexão e transformação por meio da arte”, ressalta Figueiró.

De acordo com a artista, a intenção da oficina é fazer alguns apontamentos: o que o corpo nos conta? Como nossas experiências pessoais se colocam no mundo ética e politicamente? Que gestos e palavras produzimos a partir das nossas memórias, afetos e experiências de alteridade?

Oficina será ministrada por coreógrafa de SP

A oficina será ministrada por Vanessa Macedo, que é diretora e coreógrafa da Cia Fragmento de Dança, sediada em (SP), além de ser uma das gestoras do Kasulo Espaço de Arte. Vanessa desenvolve pesquisas voltadas para construções dramatúrgicas na dança, autodepoimento, performatividades e representações do feminino na cena.

“A Vanessa Macedo é uma pesquisadora que está pensando a construção dramatúrgica na dança de uma maneira muito singular. Uma mulher coreógrafa que desenvolve inúmeros trabalhos em São Paulo de forma independente, que pesquisa o feminino na cena e, especialmente, o autodepoimento. Sua pesquisa sobre o autodepoimento na cena artística me atraiu porque, a partir do autodepoimento, a gente pode pensar maneiras singulares de dizer sobre si e consequentemente sobre a realidade histórica que nos constituiu”, finaliza.

Além da oficina, o projeto prevê ainda a criação de um espetáculo de dança contemporânea (interpretado por Maria Fernanda Figueiró), duas apresentações do espetáculo criado, um ensaio aberto e um workshop com grupo de mães do Núcleo Assistencial Ramatís (com recreação infantil oferecida no momento da atividade). O projeto conta com a produção da Manaká Cultural.

Serviço:

O projeto ocorre nos dias 19, 20, 21 e 22 de junho, das 9h às 14 horas, na Ginga Espaço de Dança (rua Brigadeiro Tobias, n° 956, ).

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até 13 de junho, por este link. São 15 vagas no total, com prioridade na seleção para pessoas que puderem cumprir integralmente a carga horária de 20 horas. Mais informações pelo telefone (67) 99186-1558.

O projeto está sendo realizado com o incentivo do (Fundo Municipal de Investimentos Culturais) 2024, pela Secult (Secretaria Executiva de ) e pela Prefeitura Municipal de Campo Grande.

***

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Preço do frete em MS sobe em julho na esteira da valorização da soja e colheita do milho 2ª safra

Inmet emite alerta de baixa umidade do ar para 6 cidades de MS neste sábado

Justiça intervém para agilizar atendimento de cirurgia de cabeça e pescoço em Dourados

Brasil se despede de Luis Fernando Verissimo, mestre das crônicas, aos 88 anos

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Dupla se passa por policiais e executa homem com dez tiros no Santa Emília

Governador Eduardo Riedel é recebido pelo diretor-presidente do Jornal Midiamax

Suécia e Holanda pedem sanções e suspensão de acordo com israelenses

Últimas Notícias

Brasil

Eduardo diz que família Bolsonaro pode deixar PL se Tarcísio se filiar

Deputado disse que seria difícil ter participação em possível governo de Tarcísio

Cotidiano

Ministro da Educação cancela agendas em Mato Grosso do Sul

Camilo Santana viria ao estado para participar de eventos em Bonito, Dourados e Campo Grande

Cotidiano

VÍDEO: Incêndio destrói terreno próximo a posto de gasolina no Rita Vieira

Trabalhadores do estabelecimento tentam apagar as chamas

Cotidiano

Justiça reduz multa da Rumo por contaminação do solo após vazamento de óleo em Campo Grande

Caso aconteceu em 2014, há 11 anos