Neste domingo (28), Campo Grande recebeu uma relíquia de primeiro grau de São Judas Tadeu, conhecido como o santo das causas impossíveis. O item é nada menos do que um fragmento ósseo de seu fêmur, preservado em um relicário especial, que veio de São Paulo para a capital sul-mato-grossense.
A relíquia visita o Santuário São Judas Tadeu, no bairro Jardim América, e poderá ser tocada pelos fiéis durante celebração, às 18h30. O santo é um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo e ganhou o título de padroeiro das causas impossíveis.
A relíquia está no Brasil desde o século passado. Em 1945, um padre capelão militar brasileiro recebeu o pedaço do osso do santo como presente de um convento na Itália, após servir na Segunda Guerra Mundial. Ao retornar para o Brasil, foi convencido por um sacerdote de São Paulo a doar o fragmento ao Santuário de São Judas Tadeu, na capital paulista.
“Vale ressaltar que a relíquia tem um valor espiritual, histórico, antropológico e cultural. Trata-se de um pedaço do fêmur de São Judas Tadeu, então nós estamos falando mais de dois mil anos dessa relíquia. São Judas sempre esteve ao lado de nosso Senhor Jesus Cristo, então acompanhou todos os seus prodígios, milagres e curas”, explica o reitor do Santuário, Padre Alex Messias.
O padre explica que a relíquia é considerada de primeira grau justamente por se tratar de uma parte do corpo do santo. “As de segundo, são aquelas que tiveram contato com ele, como roupas e assessórios. As de terceiro, tiveram contato com as demais”, afirma.

Fiéis receberam cura por intercessão de São Judas Tadeu
A gestora jurídica, Catiana Amorim, compareceu ao Santuário, na manhã deste domingo, para veneração da relíquia do Santo. Segundo ela, o sentimento de emoção foi o que prevaleceu ao ter a oportunidade de participar da programação especial do dia.
“Eu senti uma emoção muito grande, porque é um apóstolo que viveu com Jesus, conviveu com ele, pregou o Evangelho e morreu por esse Evangelho! Morreu para que se cumprisse a vontade de Deus, a expansão do Evangelho no mundo. Então, para mim, é uma emoção muito grande poder visitar e venerar a relíquia dele”, relata.

Quem reza a São Judas Tadeu costuma pedir por um milagre ou cura de doenças. Catiana conta que pessoas de sua família tiveram pedidos atendidos pelo Santo.
“Agora, a gente faz um pedido também, eventualmente. Ele é Santo das causas impossíveis. A gente tem visto inúmeros testemunhos de milagres, principalmente com doenças incuráveis. Na minha família já teve milagres por intercessão dele”, conta.
Programação especial
A programação desta manhã no Santuário contou com missa e veneração pública da relíquia. A partir das 15h haverá o terço de São judas Tadeu, seguida de uma palestra sobre mistérios e curiosidades do apóstolo.
Às 17h30 a programação conta com a reza do Terço Mariano, procissão e escolta com a relíquia. Às 18h30, haverá a Santa Missa com a bênção individual, quando de fato os fiéis poderão tocar a relíquia.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.