A morte do papa Francisco, em abril deste ano, adiou a canonização do beato Carlo Acutis, que seria elevado à condição de santo pelo Vaticano, na mesma semana em que o pontífice morreu. Após quatro meses, a espera pela cerimônia chegará ao fim no próximo domingo, dia 7 de setembro, quando o papa Leão XIV finalmente canonizará o jovem italiano.
Para ser considerado santo, Carlo precisou ter ao menos dois milagres reconhecidos pela Igreja Católica — o primeiro deles ocorreu em Campo Grande (MS), no ano de 2013.
Na época, o padre da Capela Nossa Senhora Aparecida, pertencente à Paróquia São Sebastião, trouxe um pedaço de uma roupa de Carlo Acutis à Capital. Doado pela mãe do beato, o artefato foi tocado pelo pequeno Matheus Lins, de apenas 8 anos, que enfrentava uma séria doença no pâncreas.
Após encostar no tecido de uma camisa de Carlo, Matheus foi declarado curado pelos médicos. Já o local onde o menino foi protagonista de um ato de fé passou a ser chamado de “Capela do Milagre”.
Hoje, a Capela não tem mais o pedaço da camisa do beato, pois a peça foi doada pelo padre Marcelo Tenório a outro religioso. Ainda assim, a igrejinha conta com um altar dedicado a Acutis, onde há uma relíquia com fios de cabelo e um pedaço extraído do coração do rapaz. Saiba detalhes sobre o objeto, clicando aqui.
Capela tem programação especial para celebrar canonização de Carlo Acutis
Nesta segunda-feira (1º), a capela dá início a uma programação especial em alusão à semana da canonização. Na ocasião, a Paróquia São Sebastião passará a expor para veneração dos fiéis uma nova relíquia de Carlo: um agasalho que pertenceu a ele, também doado por sua mãe — peça emblemática, por aparecer em fotos bem conhecidas do jovem.
Nos outros dias, de terça (2) até domingo (7), data da canonização, a programação segue com atrações específicas para cada dia. Confira o cronograma completo clicando no link abaixo:
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
(Revisão: Dáfini Lisboa)