Declaração do Arcebispo de Campo Grande (MS) não recomendando a participação de católicos em atividades do movimento Legendários dividiu os fiéis da própria comunidade na última semana e levantou um caloroso debate entre cristãos de diferentes religiões.
Dias depois, nesta segunda-feira (28), pastor integrante do grupo espiritual se manifestou e disse o que pensa sobre o alerta do líder da Igreja Católica.
A discussão teve início após uma carta assinada pelo Arcebispo Dom Dimas Lara vir à tona na quinta-feira (25). Na data, diversos Legendários de todo o Brasil se deslocavam até a Guatemala, onde o movimento teve origem, para um evento especial dos 10 anos da criação do grupo.
Entre os viajantes estava o coordenador regional dos Legendários de Campo Grande, que não atendeu à reportagem para comentar o assunto. No entanto, um dos diretores do movimento na Capital, o pastor Abel Rodrigo Monteiro, se pronunciou sobre a polêmica carta com a recomendação.
Questionado pela reportagem sobre a postura católica, o pastor enfatizou que o retiro espiritual não faz distinção entre religiões, já que um dos motivos que levaram ao desaconselhamento de Dom Dimas foi justamente o fato do movimento não pertencer à Igreja.
“Nós Legendários não interferimos na liberdade das pessoas, o líder religioso da igreja católica pode expressar a opinião dele. Continuamos com as portas abertas para todo homem que concorde com os princípios judaicos/cristãos. Acredito que cada homem tem a capacidade de decidir se vai participar ou não”, declarou Abel ao Jornal Midiamax.
Legendários conflita com a Igreja Católica
A carta, assinada por Dom Dimas Lara e pelo Padre Emilson José Bento, Chanceler do Arcebispado, evidencia ao menos quatro pontos do Legendários que conflitam não apenas com a fé católica, mas também com os dogmas da Igreja, levando ao desaconselhamento da adesão ao retiro.
Basicamente, o fato de não ser um grupo católico resumiria os conflitos, mas outros pormenores destacados na nota reforçam as razões que levaram ao alerta. Confira os detalhes clicando aqui.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
***