Padre Marcelo Tenório, pároco da Capela do Milagre, em Campo Grande, recebeu com alegria a notícia de que a igreja será elevada a Santuário de São Carlo Acutis. O sacerdote foi responsável por tornar o santo millennial conhecido na comunidade, onde foi realizado o primeiro milagre por intercessão de Acutis.
A decisão de tranformar a Igreja Nossa Senhora Aparecida, localizada na Vila Planalto, em Santuário, foi comunicada pelo Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa.
Na ocasião, padre Marcelo Tenório conversou com o Jornal Midiamax, e expressou grande alegria em saber que a Capela do Milagre se tornará Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida e São Carlo Acutis, o primeiro do mundo dedicado ao santo.
“Foi com muita alegria, sim, que nós recebemos a decisão do nosso bispo de transformar a Capela da Nossa Senhora Aparecida em Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida Carlo Acutis. Será o primeiro santuário no mundo dedicado a Carlo Acutis, então estamos muito felizes”, afirmou o padre ao MidiaMAIS.
1º Milagre foi realizado em Campo Grande
No ano de 2011, padre Marcelo recebeu um artigo sobre Carlo Acutis, jovem que se dedicou a divulgar o evangelo por meio da internet. Assim que conheceu sua breve história de vida, o pároco tomou como uma missão levar ao maior número de fiéis posssíveis a trajetória de fé de Acutis.
Na visão do sacerdote, Acutis poderia se tornar um modelo para mais jovens católicos do mundo. Assim, Marcelo entrou em contato com a família do ‘padreiro virtual’, que moravam em Assis, na Itália, a fim de pedir autorização para perpetuar o legado do menino.
Com o aval de Antônia, mãe de Carlo Acutis, o padre decidiu divulgar a sua história de vida na sua comunidade e por onde passava. Em 2013, teve a oportunidade de conhecer a casa onde Acutis vivia, e se ajoelhou diante de sua cama para rezar.
A Missa de Elevação a Santuário será celebrada às 10h, deste domingo (12), na Capela Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Ismael Silva, 10, Vila Margarida.
Ao voltar para o Brasil, trouxe um presente dado pela mãe do jovem: pedaço de uma camisa que ele usara em vida. Foi tocando na relíquia que o pequeno Matheus Lins, foi curado de uma grave doença no pâncreas, anos depois, quando tinha apenas 3 anos de idade.
O caso foi analisado pela Igreja Católica e reconhecido como o primeiro milagre de Acutis, permitindo sua beatificação em 2020. No dia 7 de setembro deste ano, o Vaticano santificou o jovem, que passou a ser o primeiro santo millennial.
Capela do Milagre será elevada a Santuário
Campo Grande se tornará a primeira cidade do mundo a ter um Santuário de São Carlo Acutis. A Capela do Milagre, localizada no bairro Vila Margarida, onde o santo ‘padroeiro da internet’ realizou seu primeiro milagre, será elevado a santuário, neste domingo (12).
A decisão foi anunciada no mês de setembro, pelo Arcebispo de Campo Grande Dom Dimas Lara Barbosa. Na ocasião, explicou ao MidiaMAIS as mudanças que devem ocorrer na capela, após oficialmente declarada como um santuário. As principais delas são a oferta de mais celebrações e facilidade de confissões.
“O santuário normalmente é um lugar de peregrinação, um lugar onde a gente deve disponibilizar mais facilidades de confissão e uma série de celebrações. Então, a gente vai constituir lá um santuário dedicado a Nossa Senhora da Aparecida porque já é, e incluir Carlo Acutis”, esclareceu.
A Missa de Elevação a Santuário será celebrada às 10h, deste domingo (12), na Capela Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Ismael Silva, 10, Vila Margarida.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.