No ano em que completará 85 anos de idade, o cantor sul-mato-grossense Ney Matogrosso será homenageado no Carnaval. Em 2026, a escola de samba Imperatriz Leopoldinense, do grupo especial do Rio de Janeiro, terá o artista como tema do enredo. O anúncio foi feito pela própria agremiação neste domingo (4), três dias depois do lançamento do filme “Homem com H”, que conta a história de vida de Ney.
Quem está desenvolvendo o tema para a escola é o carnavalesco Leandro Vieira e, segundo ele, a intenção é destacar a singularidade do artista no imaginário brasileiro.
“Batizado de ‘Camaleônico’, o enredo celebra um dos mais importantes cantores da MPB, a obra e a virtuosidade performática do intérprete de sucessos como ‘Sangue Latino’, ‘Rosa de Hiroshima’, ‘O Vira’, ‘Homem com H’ e ‘Metamorfose Ambulante’”, destaca a Imperatriz Leopoldinense em anúncio oficial publicado nas redes sociais.
Ele é o momento
Enquanto o Carnaval de 2026 não chega, Ney Matogrosso é celebrado pelo filme de sua biografia. Em cartaz em todos os cinemas do Brasil desde o dia 1º de maio, o longa narra a trajetória do artista desde a vida em Mato Grosso do Sul. Nascido em Bela Vista (MS), ele cresceu em uma Vila Militar em Campo Grande até se mudar para o Rio de Janeiro, onde se consolidou no meio artístico.
Dirigido e escrito por Esmir Filho, “Homem com H” retrata a infância do intérprete, além de abordar os embates familiares. A cinebiografia segue disponível nas telonas do país.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.