Primeira travesti a desenvolver uma marca de roupas autoral no município de Aquidauana, a designer de moda Natasha Constantino, 30 anos, soma mais uma conquista para sua carreira: levar seu trabalho para o Festival América do Sul, em Corumbá. A estilista produz roupas com temática africana, a partir de palhas e tecidos com estampas afro.
A marca homônima de Natasha foi idealizada durante uma conversa sobre matriz africana, na roda de amigos. Na época, a estilista já trabalhava como artesã em Aquidauana. Assim, a ideia de desenvolver uma linha de roupa foi tomando corpo e virou realidade com a ajuda da equipe do ateliê.
“A minha marca de moda autoral surgiu para valorizar os quilombolas e as artesãs das palhas que temos aqui na região. Ela une a tipologia do artesanato, com as palhas e tecidos afros, fazendo essa mistura para agregar dentro do município de Aquidauana”, explica.
Desde que foi criada, a ‘Natasha Constantino Moda Africana’ já participou de eventos renomados. Em março deste ano, a marca foi convidada a expor na Semana do Artesão 2025, em Campo Grande. Além disso, participou da feira internacional Feiarte, em Curitiba (PR). Lá, a estilista lançou sua coleção de inverno.

Marca desfilou no Festival América do Sul
A mais recente participação da marca de roupas foi no Festival América do Sul, realizado no último fim de semana, em Corumbá. Lá, Natasha teve o prazer de desfilar suas peças com a vista do Porto Geral.
Para a estilista, a conquista importa mais do que somente mostrar o seu trabalho ao público do evento. A oportunidade é relevante na representatividade de pessoas LGBTQIAPN+, em especial das mulheres travestis.
“Sendo uma mulher travesti e residindo no interior, com muitas dificuldades, essa conquista é de grade valia. Tenho muita persistência com a minha equipe, venho batalhando, venho conquistando e venho buscando espaço. A conquista é importante tanto para mim, quanto para o grupo LGBTQIAPN+, mostrando para nós, mulheres travestis, que podemos sim ser empreendedoras e estilistas de moda autoral”, afirma.
Assim, o próximo evento da lista é o Festival de Inverno de Bonito, que será realizado em agosto, em Bonito. A marca promete muitas novidades, inclusive o lançamento da coleção Moda Africana e Coro do Peixe. Mas, os detalhes serão revelados somente no dia do evento.

Estilista e artesã recebeu homenagem na Alems
No dia 20 de março de 2025, Natasha se tornou a primeira travesti a receber a Medalha Conceição dos Bugres. A homenagem aconteceu durante sessão solene na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).
A Medalha Conceição dos Bugres é uma forma de reconhecimento aos artesãos de Mato Grosso do Sul. Dessa forma, a homenagem ocorre anualmente, desde 2013, na Alems.
“A importância, no meu ponto de vista, de receber essa medalha é a inclusão, por estar ocupando o espaço como a primeira travesti a receber esse mérito reconhecido pelo Estado inteiro”, afirmou na época.

✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!