Museu do Videogame reúne gerações e é programa para família toda, em Campo Grande

Museu fica na cidade até dia 26 de janeiro e conta com torneios diários

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Evento mostra a história dos videogames (Foto: Henrique Arakaki)

O Museu do Video Game está de volta a Campo Grande e fica no Shopping Bosque dos Ipês até dia 26 de janeiro, quando acontece o Concurso de Cosplay, a equipe do Midiamax esteve presente, neste domingo (12), no local para conferir as atrações. Com entrada gratuita e feito para atrair pessoas de todas as idades, o museu itinerante conta com diversos jogos e torneios.

O coordenador do museu, Thiago Moreira, conta que por ser um museu itinerante, ele não fica fixo em apenas um lugar. E apesar de ser campo-grandense, a atração já esteve em 19 cidades do Brasil. E para 2025 já estão confirmadas visitas em Fortaleza, Guarulhos e Belém.

“O Museu do Videogame é um museu de verdade, ele é reconhecido pelo governo e pelo Instituto Brasileiro de Museus como um museu de verdade, porém a gente é um museu itinerante, ou seja, a gente não tem um lugar fixo. Ele viaja o Brasil inteiro, a gente levando essa estrutura aqui pra Shoppings” explica Thiago.

Museu

O coordenador da atração afirma que não existe idade para jogar. “Eu costumo dizer que videogame não tem idade. E o intuito de trazer o Museu do Videogame é exatamente trazer a cultura dos games, a pessoa poder conhecer os games mais antigos, os primeiros videogames do mundo… As pessoas mais antigas podem trazer o filho pra conhecer o que eles jogavam no passado e como que isso evoluiu pra chegar até os mais novos que a gente tem hoje, por exemplo, Playstation 5”.

Museu é a chance de toda família se divertir (Foto: Henrique Arakaki)

O evento permite que além de conhecer os consoles de diversas gerações, as pessoas também possam jogar os mais variados games, sendo um santuário para os geeks e nerds. Além de contar com torneios, e o famoso concurso de cosplay.

Fábio Assis faz cosplay, mas neste domingo estava no museu para tentar uma vaga no torneio de Just Dance. O jogo de dança faz com que os participantes imitem as imagens que aparecem na tela, e com movimentos captados por um aparelho, acumulem pontos.

Fábio busca acumular pontos para participar do Campeonato de Just Dance (Foto: Henrique Arakaki)

“Eu sempre participo. Eu comecei há três anos como diversão mesmo. Mas aí eu comecei a participar dos torneios que tem no Just Dance pela cidade, nos eventos. E assim, também procuro me divertir” conta Fábio que afirma estar bem confiante para o campeonato do jogo que acontece no dia 25 de janeiro.

Família que joga unida permanece unida

Basta andar um pouco pelo local para encontrar pessoas de diversas idades jogando, inclusive famílias. A arquiteta Mariângela Vieseli e o filho Lorenzo disputavam animadamente um dos games do local.

“Pra mim tá sendo uma experiência muito boa, porque eu tô vivendo, tô voltando ao meu tempo. E eu tava brincando com meus filhos, eu falei, ‘o único que eu sei jogar são esses, acho que 2D’, né?’ Porque ele [Lorenzo] tem o 3D, tem PS5, tem PC, e eu não dou conta de jogar nem no celular. Mas esses aqui são da minha época, então esses eu dou conta” comenta Mariângela animada.

Local é chance para os adultos jogarem de novo com consoles que dominam (Foto: Henrique Arakaki)

Lorenzo acha divertida a oportunidade de jogar com a mãe, que era fã de games e fliperamas. “É muito divertido jogar com ela também. Eu gosto muito quando eu fico jogando com ela ou ela joga comigo”.

Oportunidade

Quem já faz parte do mundo dos jogos vê ali a chance de entrar ainda mais nesse universo. A estudante Isabella Vitória gosta principalmente de jogos de luta e tiro, sendo seu preferido o Resident Evil 4. “Hoje eu só vim pra aproveitar e jogar bastante, gosto muito de jogar. Eu sou acostumada a jogar jogos de luta do PS5 e jogos de tiro”.

No local as pessoas podem conhecer toda a história dos videogames, mas quem gosta de jogar tem a chance de ganhar algum torneio e levar para casa o voucher de alguma loja do shopping. Thiago explica que todo dia tem torneio e os jogos são variados, e é de graça tanto para de inscrever quanto para participar.

O Museu do Videogame funciona de segunda à sábado das 15h às 21h, e aos domingos das 14h às 20h. A programação completa do evento está disponível no Instagram @museudovideogameoficial.

✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
InstagramFacebookTikTokYouTubeWhatsAppBluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados

cultura editais
bbb