A 7ª edição da MADi (Mostra de Arte Digital), irá realizar uma série de palestras, oficinas e atividades voltadas às artes visuais, com participação gratuita e aberta ao público. A atividade ocorrerá no Espaço Cultural Casarão Thomé, no Centro de Campo Grande, entre os dias 4 e 5 de outubro.
O projeto surgiu com a ideia de reunir, fomentar e formar artistas-pesquisadores, além de aproximar a comunidade em geral das linguagens artísticas inseridas nas tecnologias e suas reflexões. A Mostra pretende proporcionar uma relação mais próxima com o público, estimular o olhar crítico sobre as tecnologias e seus efeitos sobre a sociedade, por meio de exposições de arte, oficinas, rodas de conversas e diversas apresentações, além de projeção mapeada de vídeo.
A mostra é realizada sob a coordenação da professora doutora da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Venise Paschoal de Melo, e pelo Grupo de Pesquisa Arte, Tecnologia e Sociedade, também da universidade, além de alunos do curso de Artes Visuais da UFMS.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Confira as atividades
- Mostra de Arte
A mostra conta com mais de 30 artistas participantes, sendo 8 obras executadas ao vivo, na forma de performances, dança, música experimental, música eletroacústica e
videomapping.
As produções foram feitas por pesquisadores do grupo de Pesquisa Arte, Tecnologia e Sociedade (CNPq/UFMS), professores e alunos do curso de Artes Visuais bacharelado (UFMS), professores e alunas do curso de Música (UFMS) e artistas convidados.
- Oficinas de arte e tecnologia
Serão oferecidas três oficinas gratuitas, com que irão possibilitar os participantes a acessarem um espaço para criação e experimentação de ferramentas práticas. O objeto de experimentação será: Videoarte e glitch art do cotidiano ao poético: as narrativas do instante.
As vagas são limitadas e a inscrição é feita por meio de formulário online (clique aqui).
que objetivam oportunizar um espaço para criação e experimentação de ferramentas. A atividade será ministrada por Ágatha Silva Scaff Gonçalves, Juno Caires da Rocha e Rafaela Lazzari, Thays Baes e Nayara Correa.
- Roda de Conversa
A mostra abrirá um espaço para diálogos e aproximações da comunidade na Arte e Tecnologia.
- Experimentação musical e mediação tecnológica
A atividade será realizada pelo professor doutor William Teixeira, Ingrid Yamazato e Mariana Terena, com mediação de Julian Vargas Cubillos.
- Arte como mediação social: travessias para letramentos digitais possíveis
A atividade será realizada pelo professor doutor Josemar de Campos Maciel, professor doutor Joaquim Sérgio Borgato e Francielle Gadotti, com mediação da professora doutora Venise Paschoal de Melo.
- Performances ao vivo
A mostra contará com apresentações de música experimental, eletroacústica, eletrônica e videomapping.
Oficinas
Oficina de vídeo arte e glitch arte
- Oficina: Do cotidiano ao poético as narrativas do instante.
- Data: 4 e 5 de outubro, das 9h às 12h
- Carga horária: 6h
- Número de vagas: 15
- Público-alvo: Público em geral.
- Sinopse: A oficina convida os participantes a mergulharem no universo da Videoarte e da Glitch Art, explorando sua importância histórica e cultural como linguagem que rompe fronteiras entre arte, corpo e tecnologia. A partir de uma abordagem teórico-prática, os participantes serão estimulados a experimentar possibilidades criativas com recursos acessíveis, transformando o celular em instrumento artístico e o cotidiano em matéria poética para criação em vídeo.
Oficina vídeos suecados
- Data: 4 e 5 de outubro, das 9h às 12h
- Carga horária: 6h
- Número de vagas: 8
- Público-alvo: adolescentes, jovens e adultos
- Sinopse: Com proposta de produção com baixo custo, utilizando materiais improvisados, valoriza o processo artístico e a criatividade. A oficina surge da necessidade de oferecer aos participantes uma experiência prática de produção audiovisual acessível, divertida e colaborativa, incentivando a expressão artística, a leitura crítica da mídia e o trabalho em equipe.
Oficina poética da gambiarra
- Data: 4 e 5 de outubro, das 14h às 16h
- Carga horária: 4h
- Número de vagas: 8
- Público-alvo: adolescentes, jovens e adultos
- Sinopse: A oficina propõe a criação artística com lixo eletrônico através da prática das gambiarras. Os participantes serão convidados a questionar os modos de consumo capitalista, a obsolescência programada e as fronteiras entre tecnologia, natureza, corpo e cultura, fazendo da arte um lugar da práxis da crítica social e reinvenção coletiva.
Programação geral
04 de outubro (sábado)
- 9h às 21h – Mostra de Arte Digital
- 9h às 12h – Oficinas Videoarte e glitch art do cotidiano ao poético: as narrativas do instante
- 14h às 16h – Oficina Poéticas da Gambiarra
- 16h30 – Roda de Conversa “Experimentação musical e mediação tecnológica”
- 19h30 – Performances – Gesto Sonoro
05 de outubro (domingo)
- 9h às 21h – Mostra de Arte Digital
- 9h às 12h – Oficina Videoarte e glitch art do cotidiano ao poético: as narrativas do instante
- 14h às 16h – Oficina Poéticas da Gambiarra
- 16h30 – Roda de Conversa -“Arte como mediação social: travessias para letramentos digitais possíveis”
- 19h30 – Performance/música eletroacústica:
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.