Uma das quatro vítimas de queda de avião no Pantanal sul-mato-grossense nesta terça-feira (23), o cineasta e documentarista Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz já foi indicado ao Emmy, o Oscar do Cinema, por documentário realizado sobre outra tragédia aérea: o voo da Chapecoense, em 2016.
Luiz morreu nesta terça após o avião em que ele e mais outros três ocupantes estavam cair na zona rural de Aquidauana, na região da Fazenda Barra Mansa, localizada no coração do Pantanal de Mato Grosso do Sul.
Há 18 anos, ele produzia e dirigia conteúdos para a produtora Olé Produções, em São Paulo. Ao longo da carreira, ganhou notoriedade por diversos documentários, entre eles, “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia (4×48′)”, indicado ao Emmy Internacional.
Nesse caso, assinou a direção da obra junto com outros dois colegas. A produção, lançada em 2022, se encontra disponível nos catálogos dos streamings Prime Video, HBO Max e Discovery Plus.
Ferraz também trabalhou na obra “To Win or To Win” sobre o Al Nassr FC, atual time de Cristiano Ronaldo. Paisagem Concreta e Algo no Espaço, sobre artistas e escultores brasileiros também foram obras reconhecidas com sua assinatura.
Além de Luiz, outras três pessoas estavam a bordo da aeronave e não resistiram ao acidente no Pantanal. São eles: o piloto Marcelo Pereira de Barros, o famoso arquiteto Kongjian Yu e o documentarista e Rubens Crispim Jr.
Leia mais sobre o acidente:
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.