Mudar-se para um novo estado pode ser uma aventura, principalmente se você nunca esteve no local antes. Cultura, costume e até clima diferentes são aspectos que precisam ser assimilados. Mas, são justamente essas diferenças que deixam a experiência mais interessante e divertida.
Isabele Dutra Pimenta, 21 anos, morou a vida todo no Rio de Janeiro, e nunca tinha visitado o Mato Grosso do Sul, antes de mudar-se para o Estado. Há 1 ano e 9 meses, a carioca chegou a Nioaque com o marido, que é militar, e o filho pequeno.
Assim que chegou, notou uma característica positiva nos moradores da cidade: a receptividade. A carioca não esperava por isso, mas foi surpreendida pelo tratamento que recebeu dos novos vizinhos.
“O costume que eu mais me assustei mas de forma positiva, é o jeito como os sul-mato-grossenses são receptivos com quem é de outro estado, são calorosos, prestativos. Pelo menos na cidade de interior onde eu moro, é assim”, conta.
Aliás, a tranquilidade da cidade de interior conquistou Isabele logo de cara. Questionada sobre o que mais gostou ao se mudar para Nioaque, não hesitou em citar a presença da natureza e calmaria do local. “Sem dúvidas a conexão com a natureza e a tranquilidade do lugar, sem tanta criminalidade”, disse.
Diferença cultural virou pauta de vídeos no TikTok
Se tem algo que Isabele sente falta do Rio de Janeiro é de um tomar um “Guaracamp bem geladinho na praia”. Brincadeiras à parte, a adaptação não aconteceu por completo, mas conta que já criou profundas conexões no interior e fez novos amigos.
“Estou gostando da experiência, mas me adaptar ainda não foi 100%. Não tenho família aqui e a maioria dos amigos que tenho aqui, conheci através do exército. Amigos do meu marido e as esposas deles acabaram virando minhas amigas”, conta.
Outra forma que a carioca encontrou de se conectar com os sul-mato-grossenses é publicar vídeos em seu TikTok. Nas publicações, Isabele aponta as diferenças culturais entre o seu estado de origem e Mato Grosso do Sul.
Seu vídeo intitulado “Carioca perdida no interior do Mato Grosso do Sul” conta com mais de 84 mil visualizações na plataforma. Nos comentários, outras pessoas se identificaram com a realidade de Isabele. “Tamo junto mulher, também sou do Rio, casei com um militar e vim parar aqui em Mato Grosso do Sul”, disse uma seguidora. Comentários como “Seja bem vinda ao nosso MS” também apareceram na postagem.
@bele.444 #CapCut #esposadeummilitar #transferencia #esposa ♬ som original – Isa.01
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.