Nesta quinta-feira (28), a Morada dos Baís foi oficialmente reaberta ao público, em Campo Grande. O prédio histórico ficou fechado por quatro anos, e agora retoma as atividades. A cerimônia de reinauguração contou com a presença da prefeita Adriane Lopes e demais autoridades.
Inicialmente, o prédio contará com duas exposições permanentes, de Lídia Baís e Delinha. Além disso, o artesanato local que ficava exposto na Praça do Imigrante foi transferido para a Morada.
Segundo o secretário da cultura de Campo Grande, Valdir Gomes, com a reabertura, o prédio irá voltar a funcionar normalmente durante a semana.
“Agora vai voltar a funcionar normalmente durante a semana, com a exposição, com o artesanato permanente, a venda. Vamos abrir para as escolas virem visitar também, e ao final de semana a gente vai programar show com artista local para movimentar essa região”, afirma.

Ainda não há programação definida de shows, mas a Morada dos Baís deve funcionar de terça-feira a sábado, em horário comercial. Os agendamentos, contudo, serão apenas para escolas que desejarem levar os alunos para visitação.
“Os turistas terão amplamente acesso aberto a casa. A gente só vai agendar para as escolas. A gente vai agendar para fazer uma campanha melhor com as crianças”, explica o secretário.
Exposição permanente conta a vida de Lídia Baís
Uma novidade da reinauguração é a sala ‘Lídia convida’, que contém itens pessoais da artista. A sala principal da Morada foi reservada para contar a história da ilustre artista, que morou na residência por longos anos de sua vida.
“A gente tentou retratar toda a história da Lídia dentro da sala principal. O momento, a antiguidade que ela passou, então a gente conseguiu trazer os quadros que ela pintou. Então a gente conseguiu reunir um acervo grande dela aqui, que estava distribuído em outros órgãos”, explicou o secretário.

Segundo a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, o local receberá diversas novidades ao longo do ano, que pretendem surpreender os campo-grandenses.
“Fica o convite para que as pessoas venham, não só agora. A gente quer trabalhar todos os meses um tema diferente. No Natal, por exemplo, nós queremos a morada toda preparada para o Natal da cidade, para a visitação, para o momento cultural das pessoas em Campo Grande”, afirma.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.