Com a morte do caseiro Jorge Avalo, que teria sido atacado e devorado por uma onça-pintada em Mato Grosso do Sul, a ONG Onçafari divulgou um estudo que reforça: humanos não fazem parte da cadeia alimentar da espécie. Realizado ao longo de nove anos, monitoramento a longo prazo na região de reserva do Hotel Caiman, conseguiu identificar e listar o que a população de onças-pintadas dessa área mais comem.
A Caiman fica no Pantanal de Miranda (MS), ao lado do Parque Estadual do Rio Negro — onde o felino teria predado o caseiro no pesqueiro Touro Morto.

Os dados foram coletados de 2015 até junho de 2023 e indicam que a dieta das onças da reserva varia dependendo da localidade e da disponibilidade de presas, mas inclui tanto mamíferos e répteis de pequeno porte quanto capivaras, jacarés, veados e demais animais de médio e grande porte.
Jacarés ocupam o topo da lista de presas silvestres mais comuns: foram 255 avistamentos de onças-pintadas devorando o réptil. Em seguida, as capivaras, com 79 observações ao longo dos anos. As queixadas aparecem em terceiro, com 49 predações. Veja o gráfico com os dados completos:

No topo da cadeia alimentar, onças do Pantanal podem se alimentar de mais de 85 espécies
Conforme a ONG Onçafari, as onças ocupam o topo da cadeia alimentar e desempenham um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistema, pois regula o tamanho das populações de diversas espécies.
Excelentes predadores, esses felinos são mamíferos estritamente carnívoros e estão no ápice da cadeia alimentar, podendo devorar mais de 85 espécies de animais. Versáteis, conseguem buscar e capturar alimento na terra, na água e até no alto das árvores.
O modus operandi da caçada costuma seguir um padrão: geralmente mordem as presas na base do crânio, na parte de trás do pescoço, mas também podem sufocá-las mordendo o focinho.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.