Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘Mistura de sentimentos’: trend do Studio Ghibli surpreende ao ‘trazer de volta’ pessoas falecidas

Campo-grandense foi um dos que se emocionou após I.A criar foto dele com a mãe falecida em um momento em que ela fez muita falta
João Ramos -
studio ghibli pessoas falecidas
Fotos usadas para gerar o "anime" no Chat GPT - (Arquivo Pessoal e Reprodução)

Além de recriar imagens gerais e transformá-las em arte no estilo anime, a trend do Studio Ghibli, febre nas redes sociais, também virou uma ferramenta para a superação do luto. Extremamente desenvolvido, o mecanismo de inteligência artificial do Chat GPT é capaz de juntar imagens de pessoas já falecidas em fotos atuais e fazer todos ficarem no mesmo cenário, com os traços das animações asiáticas.

A modalidade “transcendeu” a trend e passou a dominar os aplicativos de interação social nos últimos dias, com muitos internautas usando o recurso para criar momentos que nunca existiram, mas gostariam que fossem reais. Morador de (MS), o publicitário Gabriel Malulei, de 23 anos, foi um deles.

Através da I.A do Chat GPT, ele conseguiu gerar uma arte incrível ao lado mãe, falecida há quase 12 anos, na formatura de sua graduação. Ao MidiaMAIS, Gabriel conta que se surpreendeu com o resultado.

“Eu não achava que iria ficar parecido, mas depois que vi pronto foi uma mistura de sentimentos. Primeiro veio o choque de realmente ter feito a imagem. Depois fiquei olhando ela por muito tempo e uma lágrima escorreu. Hoje sou tranquilo em falar sobre a minha mãe, porém, quando leio cartas, alguns cadernos que ela deixou ou vejo fotos, ainda me bate a saudade”, relata ele, nostálgico.

O publicitário diz que já tinha visto algumas gravuras de pessoas famosas falecidas, como Pelé e Ayrton Senna, recriadas no estilo Studio Ghibli, mas não de familiares. “Até que, ontem mesmo, uma amiga minha postou no Instagram uma foto que fez com a vó dela, aí fui atrás pra tentar fazer com a minha mãe”, detalha.

Vejas as fotos que ele enviou para o Chat GPT e a imagem gerada no modelo Studio Ghibli:

Fotos usadas como base e a criação do Chat GPT

Inteligência artificial e sentimentos: nesse caso, eu apoio, afirma o publicitário

De certo modo, a ilustração produzida pelo Chat GPT confortou o coração do rapaz, que puxa na memória e compartilha algumas lembranças.

“Quando minha mãe faleceu eu tinha 11 anos de idade. Ela e meu pai se conheceram na época da faculdade, mas nunca chegaram a se casar. Um ano depois do falecimento dela, minha avó materna também morreu. Aí eu fui morar com meu pai e ele se tornou a presença da minha mãe”, comenta o publicitário.

Em relação à trend do Studio Ghibli, Gabriel avalia como positivo o uso da inteligência artificial para gerar momentos inéditos com entes que já partiram. Por outro lado, ele ressalta que nem sempre é um defensor da ferramenta.

“Sou publicitário e não posso dizer que sou 100% a favor de usar a I.A, ela é para ser utilizada como um facilitador e não como uma muleta. Porém, quando o assunto é sentimento e nós precisamos da I.A, envolvendo principalmente toda essa questão do Studio Ghibli, eu sou a favor, contanto que seja utilizada da maneira correta”, pontua.

Assim como Gabriel, vários outros internautas apoiaram a nova fase da trend pelo mesmo motivo: a capacidade que ela tem de construir e materializar momentos com pessoas amadas que já não estão mais entre nós.

Veja outros resultados:

Jovem criou desenho com a tia avó que não conheceu
Avós estão sempre nas imagens criadas por inteligência artificial
Assim como o campo-grandense, internauta quis a mãe em sua formatura
Momentos impossibilitados pela morte ganham vida no Chat GPT
Trend tem aquecido corações de famílias

Como fazer a minha versão Studio Ghibli com alguém que já faleceu?

Para gerar a sua imagem, basta carregar na conversa com o Chat GPT as fotos que quer usar como base e escrever uma mensagem do tipo: “pode unir essas duas fotos como se fosse no dia tal e em tal lugar, no estilo Studio Ghibli?”. Quanto mais detalhes você der, mais a inteligência artificial vai se esforçar para criar igual.

Só isso. Simples assim. Depois, a mágica incrivelmente acontece. Clique aqui para fazer a sua.

Trend Studio Ghibli continua em alta

A nova trend do momento nas redes sociais é recriar imagens usando Inteligência Artificial (IA) no ChatGPT. Em poucas horas, foram geradas milhares de selfies, fotos de pets, de figuras públicas e memes em versões ilustradas.

As artes compartilhadas são principalmente inspiradas no estilo de animação do Studio Ghibli, o estúdio de animação japonês responsável por filmes como A de Chihiro, Meu Amigo Totoro e o vencedor do Oscar de Melhor Animação de 2024, O Menino e a Garça.

A partir de instruções escritas para o Chat, o usuário pode criar ou recriar fotos de forma simples, sem precisar recorrer a programas de edição como Procreate, Illustrator ou Photoshop.

Saiba mais sobre a trend Studio Ghibli clicando no link abaixo:

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bia Haddad emplaca 2ª vitória e avança às quartas em Estrasburgo

Campanha ‘Seu Abraço Aquece’ arrecada 230 cobertores e mais de 200 peças de roupas

Senado aprova projeto que simplifica licenciamento ambiental; texto vai à Câmara

Câmara aprova projeto sobre reajuste salarial de servidores

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Grupo de WhatsApp com ataques racistas à estudante vira caso de polícia em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Fluminense goleia para avançar para oitavas da Copa do Brasil

Classificação veio com uma boa vitória, de 4 a 1

Trânsito

Caminhoneiro morre ao colidir contra  estrutura de ponte inacabada nas margens da BR-163

Motorista perdeu o controle da direção

Esportes

Corinthians depende de Yuri Alberto de novo, vence Novorizontino e avança na Copa do Brasil

Contou com Yuri Alberto para vencer por 1 a 0 na noite desta quarta

Polícia

Condenada, mulher é presa em Amambai por estupro de vulnerável

Cumprimento a mandado de prisão definitiva