Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

MidiaMAIS viu: ‘Homem com H’ mostra Ney Matogrosso como alguém que ousou ser livre

Artista tem mais de cinco décadas de carreira e obra mostra alguém que desafiou a todos para ser exatamente como é
Graziela Rezende -
(Graziela Rezende/Jornal Midiamax)

O bela-vistense Ney de Souza Pereira, de 83 anos, que ganhou o nome artístico de Ney Matogrosso, é um multiartista, sem sombra de dúvidas. Um orgulho para , pois, é aqui que deixou a sua “energia selvagem” aflorar e servir de inspiração ao longo de mais de cinco décadas de carreira. O MidiaMAIS conferiu a sua cinebiografia, em cartaz no cinema, a qual mostra alguém que desafiou a todos e, tempos depois, recebeu aplausos. Enfim, ousou ser livre.

A obra inicia mostrando a infância de Ney, na Vila Militar, no ano de 1949. Na época, sob a rigidez de seu pai, Ney (interpretado brilhantemente pelo ator Jesuíta Barbosa) apanhava e recebia castigos, enquanto ouvia: “Vira homem”. Seus momentos de distração, no entanto, ocorriam na mata. Inclusive, certa vez, ao desenhar e pintar um bicho, o genitor mais uma vez o repreende: “Eu não tô criando filho para ser veado…filho meu jamais vai ser artista”.

No entanto, o tempo passa e ele revida a atitude brusca do pai, sendo expulso de casa. Ney então vai para a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. O jovem é considerado educado e disciplinado. Após o período de alistamento, segue para , no ano de 1961, onde a sua voz fina é admirada em um coral: “Linda e especial”, afirma o professor.

Ney era hippie e artesão em São Paulo

Ney então parte para , onde monta o seu ateliê de arte. Hippie e artesão, passeava pela capital paulista e lá via muitos cartazes do kabuki, o que foi um insight para sua arte, tempos depois. Aliás, em pormenores, isto não é dito na obra, porém, o próprio artista fala em entrevistas que, ao saber que “artista não andava na rua e nem tinha privacidade”, pensou em uma forma de passar despercebido.

(Paris Filmes/Reprodução)

Até então, ele não cantava, mas, é aí que entra a sua breve participação na banda Secos & Molhados, de 1973 a 1974. Já no Rio de Janeiro, encontrou com os outros integrantes e o sucesso veio muito rápido. Diante ao Maracanãzinho lotado, fizeram um show histórico.

Parte deles, no entanto, implicaram os trejeitos de Ney, porém, mais uma vez o artista ousou ser livre. No ano seguinte, lançou carreira solo, tornando-se não só cantor, mas também dançarino, intérprete, ator e diretor. O artista passou a ser manchete de jornais, precisava dar declarações o tempo todo e ressaltava, a todo momento, que as pessoas se incomodavam porque viam nele coisas em que se identificavam.

Sendo assim, quando foi ordenado que era para “deixar de ser bicho”, fez o público amar seu novo trabalho, só que, ao mesmo tempo, recebeu visitas indesejadas de autoridades no camarim. O filme, sob direção de Esmir Filho, mostra ainda seu encontro com , de uma perspectiva diferente e a liberdade no amor e na vida que Ney sempre teve. Segura o fôlego e vai! Está em cartaz em todos os cinemas de Campo Grande!

Confira o trailer de Homem com H:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça do Rio condena Marco Feliciano a pagar indenização salgada à mãe de Cazuza

CBF confirma Copa do Brasil Feminina e MS terá Operário como representante

detran

Detran-MS vai pagar R$ 1 milhão a empresa de SC por sinalização em Coxim e Nioaque

Denúncia revela entreposto de maconha que seria distribuída no Los Angeles em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Vostok: ameaçado, David Chita troca de advogados para negociar delação

maça

Empresa investigada por fraude de licitação e merenda podre atua em várias cidades de MS

CBF confirma Copa do Brasil Feminina e MS terá Operário como representante

PSA Brigadas: MS lança edital de R$ 7 milhões para projetos que preservem o Pantanal

Últimas Notícias

Cotidiano

Campo Grande tem 260 pessoas com doença respiratória aguardando por vaga em hospital

Prefeitura afirma que todos os pacientes estão recebendo atendimento adequado nas Upas de Campo Grande

Transparência

Clínica de filho do prefeito e tio de vice em Ponta Porã é credenciada pelo Detran-MS

Centro oftalmológico teve credenciamento prorrogado até o fim do ano

Cotidiano

Precisa se vacinar? Confira os locais de vacinação contra a gripe em Campo Grande

A vacinação contra a gripe está liberada para toda a população a partir dos seis meses

Mundo

Rússia confirma visita de Xi Jinping entre dias 7 a 10 de maio e reuniões bilaterais com Putin

Presidente chinês comparecerá ao Desfile do Dia da Vitória em Moscou, no dia 9 de maio, para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial