Lendas urbanas sobre lobisomens costumam aguçar a curiosidade até mesmo de quem se diz cético. Isso porque a criatura mítica está sempre envolvida em histórias cabulosas de terror. Contadas, geralmente, pelos mais velhos, as lendas costumam alertar os ouvintes sobre os riscos das noites de lua cheia.
A lenda do lobisomem, humano que se transforma em lobo diante da lua cheia, surgiu na Europa. Contudo, no Brasil a criatura também tem grande destaque no Folclore Brasileiro. Há relatos de aparições de lobisomem em inúmeras regiões do país, principalmente em cidades do interior.
Assim, o Projeto ‘O que te Assombra?’ reuniu as mais famosas histórias de lobisomem conhecidas no território nacional. Duas delas se passaram em Mato Grosso do Sul, sendo uma na cidade de Iguatemi e outra no Distrito de Camisão, em Aquidauana.
O livro ‘Conheça o Lobisomem do seu bairro’, dos autores Thiago de Souza e Silo Sotil, foi lançado na semana de comemoração do Dia Nacional do Folclore Brasileiro, celebrado em 22 de agosto. A obra foi publicada pela Editora Pontes e conta com ilustrações de Matheus Hass.

Aparições de lobisomens em Mato Grosso do Sul
Em Iguatemi, sul do estado, uma aparição de lobisomem assustou os moradores em 2017. O caso, que causou grande alvoroço na cidade de quase 15 mil habitantes, foi bastante noticiado na época.
Moradores afirmaram que o lobisomem circulava pela cidade. A criatura foi avistada em um construção da cidade e moradores se reuniram com facões e foice para persegui-lo, mas sem sucesso. Uma moradora chegou a registrar um boletim ocorrência denunciando um suposto ataque “por um animal de grande porte e peludo”.
No Distrito de Camisão, em Aquidauana, causos de um suposto licantropo também são famosas entre os moradores da região. A lenda ganhou destaque em 2024, quando um morador disse tem avistado um óvni e um lobisomem em propriedade local.
Para o autor, Thiago de Souza, por serem atuais, as histórias que envolvem o estado reforçam a crença no ser mítico. “Para mim são as mais incríveis e atuais dos últimos tempos”, diz.

Livro homenagem lobisomem da dramaturgia nacional
A obra também traz uma homenagem ao ator Rui Resende, que interpretou o Lobisomem mais famoso da dramaturgia nacional, na primeira versão da novela Roque Santeiro, em 1975. A sua segunda versão foi exibida em 1985. Dessa forma, a telenovela completa 50 anos.
Conheça o lobisomem do seu bairro convida à reflexão sobre as lendas urbanas e o medo do desconhecido, explorando a figura do lobisomem e suas possíveis manifestações na sociedade atual.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.