Delinha, a lobinha que vive solitária no Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS), ganhou um brinquedo comum para animais domésticos. Tratada como rainha no complexo, a loba tem se divertido em seu recinto com um frango de borracha, daqueles mais tradicionais, que os pets e as crianças adoram. Na última semana, o animal da espécie cachorro-do-mato fez um ensaio fotográfico com o novo passatempo e encantou internautas.
A lobinha é o único mamífero do Bioparque e uma das poucas espécies que “mora” sozinha no local. Seu recinto fica na área externa, ao lado do tanque dos jacarés. Sem ninguém para dividir o ambiente, o animal muitas vezes gera comoção. “Ela parece um cachorrinho carente, preso, querendo carinho”, opina morador que já visitou o aquário só para ver a loba.

Para suprir essa solidão, o Bioparque Pantanal providencia brinquedos na intenção de dar uma distração para Delinha e o frango de borracha é só um deles. Ao Jornal Midiamax, o complexo esclarece que os itens são comprados pela própria administração e devidamente testados antes de fazerem parte dos acessórios da canídea.
“Além do frango, utilizamos outros brinquedos que compramos em petshops, brinquedos como os de cachorros, por exemplo. Porém, fazemos adaptações necessárias e testes de segurança, pois ela é um animal muito forte. Então precisamos testar para que ela não corra nenhum risco de ingerir o material. Todos os brinquedos são testados”, afirma Carla Kovalski, bióloga-chefe do Bioparque Pantanal.

Trato especial para Delinha não entrar em depressão
Como vive sozinha, a ponto de despertar dó nos seres humanos, Delinha recebe um trabalho de bem-estar especial para se sentir menos isolada, trato que é muito importante para seu desenvolvimento.
“No trabalho de bem-estar da Delinha, existem esses momentos de interação que são realizados pelas profissionais do setor. Como é um animal que veio do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), ela já tinha bastante contato com as pessoas e, por ter perdido as defesas naturais, não poderia ser reintroduzida na natureza”, explica Kovalski.
O fato de ter convivido com humanos no Cras, após ser resgatada de um incêndio ainda bebê, no qual perdeu a mãe, deixou Delinha acostumada com o entrosamento.
“Com isso, percebemos que a ausência de interação poderia causar uma certa depressão no animal. Cada animal tem uma característica muito particular e, no caso da Delinha, existem esses momentos de contato que são realizados por profissionais que seguem todo o protocolo de biossegurança, inclusive de vacinação, tanto dela quanto dos profissionais, para evitar os riscos de algum acidente”, salienta a bióloga-chefe.

O que a loba do Bioparque come?
No Bioparque, Delinha se alimenta de uma ração balanceada, que contém todos os nutrientes que precisa. Porém, os biólogos também realizam o enriquecimento alimentar da lobinha, que é composto de frutas, vegetais e proteína animal.
“Oferecemos ainda petiscos que são utilizados tanto para complemento alimentar como para o condicionamento, que contempla outra atividade dentro do protocolo de bem-estar animal, para que ela obedeça alguns comandos que auxiliam no cambiamento, exames veterinários e manejo de biometria”, ressalta Kovalski.
Por fim, a bióloga-chefe destaca que, por ter perdido as defesas naturais, Delinha não pode ser reintroduzida na natureza e vive desde 2023 em um recinto preparado para que tenha qualidade de vida no Bioparque Pantanal.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.