Após procurar a imprensa de Mato Grosso do Sul para contar sua história, nesta terça-feira (26), o irmão de Eliza Samúdio levou o caso até Leo Áquilla, personalidade da mídia com voz ativa na defesa dos direitos da comunidade LGBT.
Através de Leo, o jovem Arlie Moura, de 26 anos, voltou a expor seu passado com a família na tentativa de restabelecer contato com a mãe, Sônia Fátima, que o bloqueou nas redes sociais.
Agora, o desentendimento familiar ganha holofotes nacionais, mas tudo começou há pouco mais de um mês, quando Arlie recorreu aos jornais de Campo Grande (MS), cidade onde nasceu, para dizer que é o irmão de Eliza Samúdio que “pouca gente sabe que existe”.
Sentindo-se invisibilizado pela própria família, ele revelou que teve uma discussão com a mãe pelo fato dela não aceitar chamá-lo pelo nome social que adotou. Antes disso, já era bloqueado pelo sobrinho Bruninho, filho de Eliza, por divergências entre posicionamentos políticos.
História do irmão de Eliza Samúdio causou revolta em Leo Áquilla
Sem contato nenhum com as duas pessoas com quem passou a vida em Campo Grande, ele, que desde 2019 vive em São Paulo (SP), tenta fazer com que seus recados cheguem até a mãe. Por isso, após contar sua história nos jornais, foi até Leo Áquilla, mulher transexual conhecida por ter participado de “A Fazenda” e com vida política ativa na luta pelas causas da comunidade LGBT.
O encontro com Leo, realizado nesta terça (26), não foi por acaso. Arlie a contatou justamente porque, há alguns anos, Sônia Fátima abraçou e manifestou apoio a ela por ser uma representante dos direitos dos LGBTs. No entanto, o jovem diz que a mãe não teve a mesma postura depois que ele se assumiu homossexual e, posteriormente, uma pessoa não binária.
Na ocasião, os relatos de Arlie chocaram a personalidade, principalmente o fato do jovem ter registrado um boletim de ocorrência contra a mãe, acusando-a de homofobia.
“O seu filho registrou um boletim de ocorrência contra você e presta atenção, porque a saúde dele não está legal. O boletim de ocorrência na minha mão é do filho contra a própria mãe. Eu tô falando da mãe da Eliza Samúdio. O irmão dela é um rapaz da comunidade LGBT, que usa o nome o social de Arlie. A mãe não só se recusa a respeitar este nome que ele escolheu, como também profere contra ele coisas absurdas”, iniciou Leo em gravação publicada nas redes sociais.
O que Arlie espera com o vídeo de Leo Áquilla?
Em seguida, ela mencionou o encontro que teve com a mãe de Arlie e Eliza Samúdio. “O que mais me incomoda é que ela encontrou comigo em Brasília aos prantos, emocionada, me abraçando, falando da minha luta, do quão importante eu sou, do quão importante é a luta da comunidade LGBT, que eu sou um grande expoente. Mas, dentro de casa, a realidade não é essa. Por que eu sou expoente e importante e o seu filho não é?”, questionou.
Arlie, por sua vez, frisou o que já expôs anteriormente. “A nossa proximidade se esvaiu depois que eu abri quem eu sou de verdade. Ouvi frases sorofóbicas, que não duraria três meses por viver com HIV”, lamentou.
“Você está se sentindo abandonado? O que está te matando mais, o que HIV ou o descaso com sua mãe?”, questionou Leo. “É esse descaso. Não é questão de dinheiro, eu trabalho registrado. Espero que a gente tenha esse respeito. As pessoas precisam realmente aprender, por isso eu fiz o boletim de ocorrência, embora seja minha mãe”, respondeu o rapaz, revelando suas intenções ao procurar a famosa: a retomada de um contato saudável e respeito.
O recado de Leo Áquilla para a mãe de Eliza Samúdio
Por fim, Leo mandou um recado direto para Sônia: “Eu só estou me envolvendo nessa história porque fiquei indignada por você me tratar tão bem e mandar seu filho para aquele lugar. Estou deixando meus canais abertos para que você possa se manifestar, mas nada justifica as mensagens que eu vi no celular do seu filho. A gente quer sim uma resposta, porque você perdeu uma filha e pode sim provocar a morte do teu filho. Se retrate e fale com teu filho. Enquanto vocês não se entenderem, eu não vou desistir desse caso. Eu não vou soltar a mão dele”, finalizou.
Relembre com detalhes o depoimento de Arlie sobre o passado em Campo Grande e o desentendimento com a mãe:
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
(Revisão: Bianca Iglesias)