Você já ouviu falar em tie-dye? A técnica de customização de roupas ficou famosa nas redes sociais, em especial no período da pandemia de covid-19. Foi nessa época que o sul-mato-grossense João Batista Fortti deslanchou na plataforma TikTok, com receitas para o tingimento de camisas, no modelo tie-dye.
Com sucesso imediato, em apenas três meses o influenciador atingiu a marca de 1 milhão de seguidores na rede social. O crescimento foi tanto, que chegou a registrar 35 milhões de visualizações em apenas um vídeo.
Na época, o influenciador estava passando a quarentena na casa da família, em São Gabriel do Oeste. Ao Jornal Midiamax, João revelou intercalar as atividades de sua graduação — que seguia on-line, devido à pandemia — com as pesquisas que fazia para se aperfeiçoar na técnica tie-dye.
Isso porque, antes mesmo de se tornar influenciador, João havia criado uma marca de camisetas que carregava o estilo colorido do tie-dye. Nomeada de Succi, a marca precisava ser divulgada de alguma forma, e foi então que o TikTok entrou na história.
“Eu e minha família estávamos bem resguardados na quarentena, então aproveitei para pegar mais firme no tie-dye, no intuito de vender e poder criar uma marca. Eu sempre achei bacana a ideia de ter uma marca, de produzir algo que as pessoas usam. Com as pesquisas, tudo desaguou na Succi”, contou.
O primeiro vídeo contou com mil visualizações, e os números já o animaram a continuar. João foi produzindo conteúdo para a plataforma, até que um dos vídeos viralizou e chegou aos impressionantes 35 milhões.
Influenciador avalia futuro nas redes sociais
Desde a última entrevista do Jornal Midiamax com o influenciador, no ano de 2021, o perfil cresceu ainda mais. Hoje, com 22 anos, João Batista conta com 1,9 milhão de seguidores na plataforma. Contudo, o criador de conteúdo conta que a moda tie-dye acabou esfriando, algo que costuma acontecer com qualquer tendência nas redes sociais.
Mesmo com uma menor procura pelo assunto, João continua publicando vídeos em seu perfil e conta que não pretende, pelo menos por agora, mudar o nicho de conteúdos.
“O tie-dye deu uma esfriada mesmo, mas vira e mexe coloco algo ali [no perfil], porque, querendo ou não, a maioria do público, pelo menos que estava ali, era para ver isso; então, não quero desvincular muito. Mas eu pretendo, no futuro, distante ou breve, mudar de nicho e fazer algum outro conteúdo”, explica.
Quando o perfil bombou na rede social, o TikTok ainda não era monetizado. A atualização veio depois que o perfil já não viralizava tanto; portanto, não chegou a dar muito retorno financeiro. Assim, a criação de conteúdo ficou como um hobby para o influenciador.
“Estou usando mais como hobby, para eu treinar algumas edições e entreter a cabeça, mas nada muito sério. Eu pretendo futuramente dar um gás a mais. Provavelmente, não no nicho de tie-dye, porque é um nicho que oscila muito. Hoje, por exemplo, dá pouco engajamento, mas tem época que vem bastante views por causa dos vídeos”, explica.
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