Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Lançamento do Carnaval de rua reúne blocos que comandarão folia em Campo Grande

Evento foi organizado pelo ABC (Aglomerados de Blocos de Carnaval de Campo Grande)
Monique Faria, Taís Wölfert -
Compartilhar
Lançamento do carnaval de rua em Campo Grande. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Foi dada a largada do Carnaval 2025 de Campo Grande! Na manhã deste sábado (8), foi realizado o lançamento do carnaval de rua, com a presença dos 10 blocos que comandarão a folia na capital.

O evento, organizado pelo ABC (Aglomerados de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande) aconteceu no Bar do Zé, que fica na rua Barão do Rio Branco, esquina com 14 de Julho.

Participaram do lançamento, os blocos Capivara Blasé, Cordão da Valu, Farofolia, Forrozeiros MS, IPA Lele, Farofa com Dende, As Depravadas, Nada Sobre Nós Sem Nós, Bloco do Reggae e Bloco Só Love.

Carnaval será o maior já realizado em Campo Grande

O presidente da ABC, Vitor Samudio, explica que a criação da associação, em julho de 2024, contribuiu para uma melhor organização do evento deste ano. Assim, desde sua criação os coordenadores dos blocos vêm se reunindo para planejar, junto ao poder publico, uma festa que supere os anos anteriores.

Esse ano, a gente vai esperar o maior carnaval de Campo Grande de todos os anos. A nossa expectativa aqui, no geral, é de 300 mil pessoas, com todo o carnaval, durante todos os dias do calendário da ABC, que começa dia 22 e vai até dia 8 de março”, explica Vitor.

Esse ano, o calendário de folia foi estendido para que os foliões tenham mais chances de aproveitar. A programação foi organizada levando em conta os calendários dos próprios blocos do calendário oficial.

“Serão três sábados, duas semanas de carnaval. Isso também é uma novidade, porque nós estamos estendendo o calendário do carnaval na cidade, Campo Grande é uma capital e merece um carnaval à sua altura”, explica.

Lançamento de Carnaval de rua, em Campo Grande. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Forró embala ritmo do Carnaval

Quem está acostumado apenas com o samba na folia de carnaval, pode até estranhar um bloco em ritmo de forró. Mas, o Forrozeiros MS garante que o estilo musical tem tudo a ver com os festejos carnavalescos.

A organizadora do bloco, Karine Dias, conta que apesar do gênero musical diferente do habitual, toda a temática do evento tem o toque do carnaval.

“O pessoal às vezes estranha: ‘Ah, mas Carnaval com forró?’, ‘É só Forró mesmo?’. No nosso caso é só Forró, mas todo a temático, a decoração, a ornamentação do nosso abadá, sempre com o tema de Carnaval”, explica.

O bloco foi criado em 2020 por um grupo de meninas que ama o Carnaval, mas que também são apaixonadas por forró. A junção deles deu origem ao Forrozeiros MS, que começou com 70 foliões, e registrou mais de 500 em 2024.

“A gente começou a se articular e falar: ‘Por que não ter o nosso dia só com o Forró, só com o zabumba, só com o triângulo?’. Ali foi fortalecendo [a ideia]”, conta a organizadora.

Aumento no número de atrações e público

Conforme uma das organizadoras do Bloco Depravadas, Elaine Nova, a novidade deste ano é o aumento no número de atrações que vão cativar o público. Assim, neste ano haverá mais músicos agitando o bloco de rua.

“Há 32 anos, o nosso bloco sai tradicionalmente de manhã. Esse ano, a novidade é que a gente aumentou o número de atrações porque queremos agregar mais pessoas. Quanto mais pessoas aqui no nosso bloco, melhor”, explica a jornalista.

Já o bloco Nada Sobre Nós Sem Nós, espera um público de mais de mil foliões. O bloco desfila no dia 1º de março, às 16h30.

“Vamos tentar arrastar o máximo que a gente pode. Nossa concentração vai ser na rua 14 de Julho. Sobre a 14 toda, desce pela [rua] 13 de Maio e para na Praça [Ary Coelho]”, explica o organizador, Damião Zacarias.

Bloco contará com programação infantil

O Bloco Farofa com Dendê terá ainda uma programação especial para as crianças. Chamado de ‘Farofinha’, o especial para a criançada terá cama elástica e monitores que ficarão de olho nos pequenos.

Contudo, a organização do bloco pede para que os pais coloquem um crachá contendo nome dos pais, telefone de contato e endereço para identificação.

“Vai ter monitor, só que a gente também pede para que os pais também auxiliem a gente cuidando das crianças. Tudo é muito novo, então a gente não sabe quanto de pessoas que a gente vai levar”, explica a organizadora Tábata Camila.

Tábata Camila, organizadora do bloco Farofa com Dendê. (Henrique Arakaki, Midiamax)

*Com a repórter Taís Wölfert

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados