Kongjian Yu, arquiteto chinês que morreu em acidente aéreo no Pantanal, nesta terça-feira (23), criou o conceito de ‘cidades-esponja‘. O termo abrange a noção de usar o paisagismo estrategicamente, de modo a minimizar os impactos de enchentes.
O projeto de ‘cidades-esponja’ alia técnicas de absorção e reaproveitamento das águas da chuva. Em entrevista à revista Pesquisa Fapesp, o arquiteto Kongjian Yu ressaltou que a água é “a chave para o ecossistema humano urbano”.
Em suma, relatou que “a maioria dos meus projetos tem como alvo uma questão específica, como inundações, secas, restauração de hábitat, aumento do nível das marés, limpeza da água, proteção ao patrimônio cultural e revitalização rural, mas os projetos individuais são sempre holísticos e fornecem múltiplos serviços ecossistêmicos, incluindo abastecimento, regulação, suporte à vida, embelezamento e serviços econômicos e sociais”, disse Kongjian Yu à revista.
Dessa forma, dedicou-se 28 anos a trabalhar com infraestrutura ecológica, em mais de 250 cidades chinesas. Entre elas, Sanya, na província chinesa de Hainan. Com 1 milhão de habitantes, o projeto desenvolvido para a cidade iclui um parque central-esponja, um rio-esponja e uma rua-esponja.
Acidente aéreo no Pantanal deixou 4 vítimas
A queda da aeronave ocorreu na região da fazenda Barra Mansa, por volta das 18 horas de terça (23). Quando o avião caiu acabou explodindo. Equipes do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) estão no local para a retirada dos corpos. Não há informações do que possa ter causado a queda do avião.
Em nota, a FAB (Força Aérea Brasileira) disse que: “A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informa que, na terça-feira (23/09), investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) — órgão regional do CENIPA, com sede em São Paulo (SP) — foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-BAN no município de Aquidauana (MS).
Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação.
A conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Ao término das atividades, o Relatório Final SIPAER será publicado no site do CENIPA, acessível a toda a sociedade”.
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