Jogo educativo inspirado no Trem do Pantanal, um dos ícones culturais sul-mato-grossense, será lançado nesta terça-feira (30), às 19h, no Espaço Conexão do Senac, com a presença de autoridades da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), em Campo Grande. A atividade permite que o jogador embarque em uma viagem interativa pelo Estado, visitando os municípios e locais turísticos marcantes.
O jogo, chamado Economia Quativa, foi desenvolvido por alunos do curso Técnico em Programação de Jogos Digitais do Senac Hub Academy, no estilo point-and-click. Nesse tipo de jogo, a interação acontece por meio de cliques nos cenários e objetos, que revelam informações, desafios e caminhos a seguir.
A interação é guiada por um quati antropomórfico, o personagem principal, responsável por falar e guiar os jogadores. Ele conduz a jornada por cidades como Campo Grande, Dourados, Bonito, Corumbá e Três Lagoas. Em cada parada, surgem referências culturais e turísticas, como o Bioparque Pantanal, a Casa do Artesão, o Festival de Inverno de Bonito e o tradicional Banho de São João.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A iniciativa para o Economia Quativa surgiu de um desafio proposto pela Setesc, em busca de um projeto que destacasse a economia criativa de Mato Grosso do Sul. A partir disso, os alunos realizaram um processo de criação semelhante ao de um estúdio de games.
Foram diversas trocas de ideias, testes, rodadas de ajustes e até visitas a pontos turísticos e culturais para garantir autenticidade. Dessa forma, o Trem do Pantanal foi escolhido como fio condutor por simbolizar a conexão entre diferentes regiões do estado.
Conforme o docente Maurício de Souza Estevam, “o objetivo pedagógico foi promover o conhecimento sobre as riquezas do estado de forma interativa, destacando a economia criativa, os atrativos naturais e as manifestações artísticas que impulsionam o desenvolvimento sustentável”.
A atividade também proporcionou aos estudantes vivenciarem a rotina de profissionais da área, encarando prazos, decisões de design e demandas de um cliente real. Os alunos mergulharam em histórias e personagens marcantes da cultura sul-mato-grossense, como a trajetória de Helena Meirelles, e incorporaram esses elementos ao jogo para enriquecer os desafios propostos ao jogador, conforme explica o professor.
A diretora de Educação Profissional do Senac MS, Gilka Trevisan, destaca que o projeto reforça a aproximação dos alunos à tecnologia e ao mercado, além de preparar os jovens para aplicarem o que aprendem em sala em situações reais. “Ao desenvolverem o Economia Quativa, eles vivenciaram um processo criativo completo e ainda ajudaram a valorizar a cultura sul-mato-grossense. É um exemplo de como o Senac contribui para formar profissionais conectados com as demandas atuais e com a identidade do nosso Estado”.
Serviço
Lançamento do jogo Economia Quativa
- Data: terça-feira, 30 de setembro
- Horário: 19h
- Local: Espaço Conexão doSenac Hub Academy, localizado na Rua Francisco Cândido Xavier, nº 75, no Centro de Campo Grande
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.