Fundado em Belo Horizonte, no ano de 1937, o time de voleibol Minas Tênis Clube acumulou diversos títulos ao longo de sua rica história no esporte. Na categoria masculina, soma 11 conquistas nacionais, além de 20 títulos regionais e três internacionais.
Este mês, o Itambé Minas tem mais uma chance de levar um título para casa, na Supercopa de Vôlei, que acontece em Campo Grande. O time compete contra o Sada Cruzeiro em partida marcada no dia 19 de outubro, no estádio Guanandizão.
Pensando nisso, o MidiaMAIS traz algumas curiosidades para você ficar por dentro da história do time e se aquecer para assistir ao jogo.
Nomes históricos
Nos anos 80, o Minas Tênis Clube recebeu patrocínio da montadora Fiat, passando a jogar com o nome Fiat Minas. Na década seguinte, o time assumiu o nome da operadora Telemig Celular. Mas, com a compra da empresa pela Vivo, o time passou a usar o nome Vivo Minas, em 2008.
Em 2017, ele passa a ter patrocínio da Itambé, mas somente em 2024, a marca de laticínios – também de Minas Gerais – passou a ser patrocinadora máster do time. Desde então, usa o nome Itambé Minas.
Técnicos que passaram pelo time
Atualmente, o Itambé Minas conta com Guilherme Novaes como técnico principal da equipe. O treinador assumiu o posto em 2023. Vinicius Castilho dos Santos atua como técnico auxiliar.
Nos últimos 20 anos, o time contou com diversos treinadores. Entre eles Jon Uriarte (2005), Mauro Grasso (2006-2009), Marcelo Fronckowiak (2009-2011), Horacio Dileo (2012-2013) e Nery Tambeiro Júnior (2014-2022).
Desde que o time foi criado, contou com alguns treinadores estrangeiros, como Young Wan Sohn, da Coreia do Sul, Jon Uriarte e Horacio Dileo, ambos da argentina.
Títulos conquistados
O Minas Tênis Clube conta com 11 títulos nacionais de vôlei. Na Superliga o time é tetracampeão, com vitória nos anos de 1999, 2000, 2001 e 2006. Na Copa Brasil, conta com duas conquistas, em 2021 e 2024.
O Clube ainda tem 20 títulos regionais, no Campeonato Mineiro e três internacionais, no Campeonato Sul-Americano de Clubes.
Jogadores da equipe 2025/26
A equipe atual do Itambé Minas é formada por um elenco robusto de atletas. Como levantadores, Gustavo Orlando, Jav Karimisouchelmaei, Gabriel Gomes e Henrique Veiga estão escalados. Nas posições de oposto, estão Samuel Neufled e Aboubacar Dramé Neto.
Como ponteiros, o time conta com Leonardo Lukas, Renato Russomano, Djalma Moreira, Hugo Hamacher e Diogo Anjos. De central, temos Michel Saraiva, Geovane Kuhnen, Gabriel Bertolini, Lucas Perrut, Lucas Cambuim e Matheus Dobkowski. Na posição de líbero, Rogério Batista entra em cena.
Mascote
O mascote do Minas é uma onça-pintada, nomeado de Max. Ele foi criado em 2011 para representar a força, garra e união do time. O nome foi escolhido por associados do clube, e ganhou com 42% dos votos. Apresentado em 2012, o mascote logo conquistou os torcedores do time.
“Com energia de uma criança e a sabedoria dos 90 anos de história do clube, ele está sempre presente para vibrar com nossos atletas, animar a torcida e alegrar os eventos”, diz o time sobre Max.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.