O concurso para rainha, princesa e madrinha do rodeio de Pedro Gomes tem dado o que falar nos últimos dias. O que era pra ser um processo inclusivo para moradoras do município, associou-se a acusações de fraude e perseguição política.
Com direito a print, desabafo em vídeo nas redes sociais e áudio supostamente vazado, a primeira fase do concurso – que consistia em uma prova escrita – desclassificou diversas concorrentes que, segundo a banca examinadora, não atingiram a nota necessária. Ainda, o caos instalou-se quando uma mensagem de texto associada ao apoio da oposição política foi enviada à candidata Hellen Cardoso, de 22 anos.
Conforme informado ao Jornal Midiamax, a mensagem foi encaminhada em um grupo do WhatsApp por uma pessoa da comissão. No texto, o membro afirma achar ‘engraçado’ a estudante querer participar do concurso visto que, na última eleição, ‘apoiou o Normando’, que concorreu à prefeitura contra Delegado Murilo, atual prefeito.
Com o ocorrido, Hellen recorreu às redes sociais para se pronunciar. Além de agradecer àqueles que apoiaram sua candidatura, a jovem afirma ter sido ‘injustamente desclassificada’. “Se for assim, quem for do lado oposto não pode participar das coisas que a prefeitura faz?”, questiona.
Ainda, ela afirma que outras provas em que pontuações de língua portuguesa não foram consideradas tiveram notas maiores. “Quem viu minha prova falou que não estava uma prova ruim, mas tivemos ataques, não só eu como outras meninas, tanto de candidatas e quanto de outras pessoas, como xingamentos, por exemplo. […] Chamando a gente de ‘burras’ sem pensar o quanto isso afeta a saúde mental das pessoas”, destaca.
Por fim, a participante escreveu um documento solicitando que a pré-seleção seja reavaliada ou cancelada para realização de uma reformulação da etapa. Pessoas próximas à Hellen também relatam terem sido bloqueadas no Instagram pelo prefeito da cidade
Reação do prefeito
Com a repercussão do caso, surgiu ainda um áudio supostamente vazado do Delegado Murilo. O prefeito promete uma reunião para averiguar ‘prova por prova’ e rever as pontuações de cada candidata.
“Acabei de chegar na prefeitura aqui já com um monte de mensagem no celular. Acusações de manipulação. Para ser bem sincero, não acredito que a comissão tenha feito isso, mas eu marquei uma reunião, solicitei eles marcarem uma reunião com todos os membros da comissão e todo mundo que participou. A gente pega prova por prova, ler e ver as pontuações que foram dadas ali de acordo com os critérios de avaliação”, comenta.
Concurso em Pedro Gomes
A proposta foi publicada em edital e é composta por duas fases: a Fase 1, com inscrição e pré-seleção; e a Fase 2, com desfile e julgamento. As inscrições foram realizadas presencialmente nos dias 6 e 7 de outubro, na Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Pedro Gomes. Uma prova dissertativa de dez questões era aplicada no momento de inscrição.
Nenhuma forma de consulta era permitida na avaliação e a previsão era que apenas seis candidatas com as maiores notas seriam classificadas, com resultado a ser divulgado nesta sexta-feira (10). A publicação, contudo, foi oficializada dois dias antes, desrespeitando o prazo previsto no edital.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.