Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Hortaliças cultivadas por detentos alimentam famílias no Aero Rancho

Projeto da Escola Estadual Prof. Silvio Oliveira dos Santos busca alimentos produzidos na Gameleira para distribuir entre os alunos
Monique Faria -
Horta na Escola Estadual Prof. Silvio Oliveira dos Santos. (Helder Carvalho, Midiamax)

Na Escola Estadual Prof. Silvio Oliveira dos Santos, em , verduras frescas colhidas na horta da ganham destino certo: a casa dos alunos. O projeto da escola com a penitenciária existe desde o ano passado, e funciona da seguinte forma: os presidiários cultivam os alimentos, colhem e doam para distribuição entre os estudantes.

Atualmente, a Gameleira desenvolve projeto com 36 escolas da capital. Contudo, as atividade envolvendo custodiados vai além: os presidiários, que antes faziam somente reforma nas instituições, agora também fazem manutenção nas escolas.

E foi a partir do momento que começaram as manutenções que também iniciaram o projeto da horta na penitenciária. Assim, os presidiários cuidam do plantio dos alimentos, colhem, vendem e doam. Nesse processo, os alunos da escola se beneficiam recebendo sacolas com verduras e legumes fresquinhos.

“Hoje eles têm uma horta enorme lá. Os presidiários tomam conta e a dá um auxílio para eles na parte de conhecimentos de agronomia. Eles produzem muito alimento, vendem um pouco para pagar os gastos e doam um pouco”, explica Leandro Colombo Pedrini, diretor da escola.

O Senar MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) também concede assistência ao projeto, fornecendo supervisão técnica por meio da ATeG (Assistência Técnica e Gerencial). 

Pedrini não poupa esforços na hora de buscar os alimentos para os alunos. Em sua caminhonete particular, enche a carroceria de caixas de madeira e vai até a penitenciária. Na volta, o veículo vem abarrotado de verduras e alimentos encaixotados. Aliás, no último mês, foram 289 kg de alimentos transportados.

“Uma vez ao mês a gente busca. Minha esposa é diretora em uma escola no [bairro] Tijuca. Então, em um mês trago para cá e, no outro, levo para a escola dela. O agente [penitenciário] me avisa o dia que vão colher”, conta.

Caixas de transporte dos alimentos. (Helder Carvalho, Midiamax)

Projeto envolve participação do grêmio estudantil

Além de permitir que os presidiários sintam-se pertencentes, com esse retorno à sociedade, o projeto ensina aos alunos a importância da ressocialização para pessoas que estão nessa situação. A atividade também permite a diminuição de pena para os participantes.

“Quando a gente traz os alimentos, explica para os alunos que os itens são produzidos pelos presos e que isso os auxilia a diminuírem a pena. Os estudantes já conhecem os presos que vêm aqui para arrumar a escola e agora sabem que eles produzem esse alimento”, explica o diretor da escola.

Os alunos não são obrigados a receber os alimentos e levar para a casa, mas a maioria apoia o projeto e muitos até se envolvem na organização. Uma das estudantes que participa com afinco da iniciativa é Rayssa Vieira Lopes, 16 anos. Assim, a aluna do segundo ano é sempre solícita na hora de gravar os vídeos da distribuição dos sacos de verduras.

“Eu acho muito legal [o projeto], e me sinto muito privilegiada por estar em uma escola que tem esse tipo de iniciativa. Sem contar que os alimentos que a gente ganha ajudam muito na saúde, acima de tudo. Então, é importante introduzir isso na nossa alimentação, tanto dos alunos aqui da nossa escola, quanto dos pais. Pelo menos a minha mãe fica muito feliz quando eu levo”, afirma a estudante.

Aluna do 2º ano, Rayssa Vieira Lopes. (Helder Carvalho, Midiamax)

Além do cultivo das verduras na horta da penitenciária, os presidiários auxiliam na horta dos alunos, que fica nos fundos da própria escola. Dessa forma, de tempos em tempos, eles vão até o colégio e ajudam na do terreno e poda de algumas árvores.

Horta na Escola Estadual Prof. Silvio Oliveira dos Santos. (Helder Carvalho, Midiamax)

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após manhã inoperante, Uber e 99 voltam a funcionar para a maioria dos usuários

Protocolo Sul-Mato-Grossense Antirracista é aprovado pela Alems

escola

Acompanhando a rede pública, escolas particulares também aderem à ‘semana do saco cheio’

Deputadas pedem por Procuradoria da Mulher em MS

Notícias mais lidas agora

Menino que morreu em incêndio de casa teve 80% do corpo queimado após irmão acender vela no quarto

yeltsin volei

‘Achei fantástico’, diz Yeltsin sobre Campo Grande sediar as finais da Supercopa de Vôlei

energisa

Leiturista ganhava até R$ 8 mil por mês para fraudar contas de energia em Campo Grande

Felipe Selau: quem era o ex-ator da Globo que foi encontrado morto em SP

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo Vôlei, avalia professor da JBR

Professor de educação física da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues comenta expectativas para Supercopa de Vôlei na Capital

Política

Nova direção do PSDB em MS fica ‘nas mãos’ da nacional e pode ser definida neste mês

Com o encerramento da atual executiva no dia 21 de outubro, o destino da sigla tucana em MS segue incerta

Polícia

Idoso é encontrado morto dentro de casa no Jardim Colibri em Campo Grande

Análise da perícia indica que vítima estava morta há dois dias

Trânsito

Carreta tomba e interdita trecho da BR-262 em MS

O acidente bloqueou totalmente a via e causou um congestionamento de cerca de 2km