Um novo projeto implementado na Escola Estadual Floriano Viegas Machado, em Dourados, ensina noções de geometria aos alunos do ensino médio, enquanto incentiva a sustentabilidade. A Horta Geométrica, coordenada pelo professor Heldo Aran, demonstra de forma prática conceitos matemáticos, além de transmitir lições sobre meio ambiente, trabalho em equipe e alimentação saudável.
Com canteiros em formato de círculos, quadrados, triângulos e outras figuras geométricas, a horta é uma forma de ensinar aos estudantes a teoria básica da geometria.
“O projeto ensina matemática e sustentabilidade de forma prática, por meio de uma horta em formato geométrico. Dentre os objetivos, destacamos o ensino de forma aplicada, o que auxilia na assimilação do conteúdo e, consequentemente, no aprendizado”, explica o professor Heldo.
Todas as etapas do projeto envolvem a participação dos alunos, ou seja, desde a construção dos canteiros até o plantio. Até mesmo técnicas de compostagem e reaproveitamento de resíduos orgânicos são desenvolvidas pelos estudantes. “Nossa escola não perde nada de resíduos, tudo é transformado em adubo para uso na horta. E os alunos estão criando gosto pelo estudo da matemática”, ressalta o coordenador da atividade.
Alimentos produzidos abastecem a própria escola
Como resultado do empenho dos jovens, os alimentos produzidos — hortaliças e ervas medicinais — são aproveitados na própria escola. A horta ainda se tornou um espaço de integração entre os alunos e com os estudantes do ensino fundamental e da educação especial.
“Alguns comentam que nunca haviam estudado matemática de forma prática. Segundo eles, isso ajuda no aprendizado, pois contextualiza a teoria de sala de aula”, relata o professor Heldo. “Além disso, eles têm a oportunidade de consumir alimentos de qualidade que são produzidos por eles”, conclui.
Ensinando a garotada de séries anteriores, os estudantes do ensino médio conseguem fixar ainda mais o conteúdo. “Meu aprendizado melhorou graças às apresentações e explicações que demos para os alunos mais novos, o que nos fez compreender mais sobre as figuras geométricas tridimensionais”, explica o aluno Pedro Prado.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
***