À bordo da TrikeKombi, o casal Mariana e Deivid Sembarski, 33 e 42 anos, viajam com os filhos Lars, 4 anos, e Luna Sembarski, ainda na barriga. O veículo nada tradicional combina um triciclo com carroceria de kombi, e chamou atenção dos sul-matogrossenses por onde passou nos últimos dias.
De Apucarana, no Paraná, a família vive verdadeiras aventuras por estradas brasileiras e até mesmo estrangeiras. Dessa vez, os quatro estão passando por Mato Grosso do Sul, e já visitaram Campo Grande e Bonito.
À primeira vista, a TrikeKombi desperta olhares curiosos e a pergunta que fica é: ‘como surgiu essa ideia inusitada?’. Segundo Mariana, ela e o marido já foram motociclistas antes do nascimento do primogênito. Deivid comprou um triciclo em 2014.
O casal costumava viajar em suas respectivas motos e conhecer novos lugares. Os dois estiveram pela primeira vez em Bonito no ano de 2018. Agora, retornaram com o triciclo e a companhia dos filhos.
Lars, inclusive, é o motivo da construção da TrikeKombi. Com o seu nascimento, os paranaenses decidiram, inicialmente, construir uma “casinha” para acolher o filho no triciclo. A primeira modificação permitiu que ele viajassem com os pais.
“A gente fechou [o triciclo] quando descobriu que eu estava grávida, era uma casinha. Nosso filho nasceu, e a gente começou a viajar com ele de casinha. Ficamos assim até ele uns 10 meses, e a gente já viu que não estava sendo compatível com a família”, conta Mariana.
O primeiro sinal de que precisariam de um veículo maior foi quando Lars começou a ficar sem espaço para reclinar a cadeirinha. Além disso, Mariana queria poder levar o carrinho de bebê sempre com eles.
“A primeira viagem que a gente fez com essa casinha, o Deivid amarrou a bagagem em cima e perdemos a mala inteira do Lars. Ele tinha nove meses, a gente saiu de casa estava calor, cheguei em Cascavel, no Paraná estava chovendo e fazendo 10 graus. Perdi todo o enxoval dele e tive que ir em uma loja comprar tudo do zero porque ele não tinha nem pijama”, recorda Mariana.

Família precisou aumentar veículo de viagem
Mariana conta que, a partir deste momento, começaram a notar que faltava espaço para a família viajar tranquilamente no triciclo. Qual fosse o veículo, precisava ter um bagageiro. “Nós pensamos, junto com o
nosso torneiro mecânico, o filho dele é engenheiro mecânico, de adaptar alguma cabine que fosse mais espaçosa”, conta.
“Eu queria com cama dentro para que a gente pudesse acampar também e queria porta-malas. E aí surgiu a ideia da Kombi. A gente gosta de Kombi, é clássica. Então, compramos uma no Ferro Velho, cortamos a traseira e a frente, e adaptamos ela no triciclo”, explica.
O motor, contudo, não é de Kombi, é um AP 1.6. Flex. Sempre questionados sobre alguns detalhes da TrikeKombi, Mariana já se adianta: as luzes se acendem, além disso, há energia para operar utensílios domésticos, como uma geladeira, por exemplo.

Após a modificação, o veículo já transportou a família para diversos lugares no Brasil e no exterior. Os viajantes já estiveram em 12 estados brasileiros à bordo do veículo.
“A gente está andando com ela pelo Brasil, viajamos bastante. Fomos até para fora do país, para o Uruguai, Argentina e Paraguai várias vezes, Rio Grande do Sul, Paraná. A gente já conheceu cerca de 12 estados com o triciclo. Agora nós estamos grávidos de sete meses, e continuamos viajando, na medida do possível”, conta Mariana.
Casal e filhos estiveram em Campo Grande pela primeira vez
Na atual viagem, a família passa por Mato Grosso do Sul. De acordo com Mariana, eles conheceram Campo Grande pela primeira vez. Como chegaram na noite de sábado, e já tiveram que seguir viagem na segunda-feira (15), não conseguiram visitar o Bioparque Pantanal, que estava no planos da família. Mas, desejam voltar à cidade futuramente.
“Vamos retornar, com certeza, a Campo Grande. A cidade é muito boa, muito estruturada. Fomos muito bem recebidos. Estamos em Bonito agora, acho que vamos ficar até o final da semana, e aí vamos voltar”, afirma.

Quanto a Lars, o filho do casal se diverte nas viagens. A mãe conta que a posição de sua cadeirinha na Kombi permite uma visão panorâmica da estrada. “Ele tem uma visão bem ampla da frente, e gosta bastante. Ele fala de triciclo para todo mundo, é a piada da estrada”, brinca Mariana.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.