Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Grupo Casa tem exibição gratuita de filmes com mulheres indígenas

Nova temporada do Casa Cult Cine Mulheres inicia às 19h, em sua sede localizada no bairro Amambai, em Campo Grande
Graziela Rezende -
(Gabriella Thais/Arquivo Pessoal)

O Grupo Casa terá uma exibição de filmes com mulheres indígenas, nesta sexta-feira (21), com entrada gratuita. A nova temporada do Casa Cult Cine Mulheres inicia às 19h, em sua sede localizada no bairro , em .

Conforme o coletivo de artistas, esta é uma ao mês das mulheres, com esta edição especial, que também promove um espaço de debate sobre o cinema e seus desafios. O evento contará com a exibição dos curtas-metragens “Goela Abaixo” e “A Voz de Guadakan”.

Curtas-metragens

“Goela Abaixo”, dirigido por Anaquiri – Mirna Kambeba, explora de forma divertida as transformações sociais e políticas que afetam as famílias brasileiras, trazendo à tona reflexões sobre gênero e polarização política. O curta se destaca pela diversidade em sua equipe e pelo elenco majoritariamente composto por pessoas indígenas.

Já “A Voz de Guadakan” é um ensaio documental que revela o universo criativo da primeira escritora indígena de , Gleycielli Guató. Às margens do Rio Taquari, Gleycielli evoca com sua mãe, Maria Agripina, a história da família expulsa do e a luta delas para manter viva a memória milenar da Nação Guató.

Bate-papo sobre cinema e os desafios da criação à distribuição

(Gabriella Thais/Arquivo Pessoal)

Após as exibições, haverá um bate-papo sobre cinema e os desafios da criação à distribuição. Ligia Tristão Prieto, diretora do Grupo Casa, explica: “Nosso Casa Cult é um encontro filosófico sobre o mercado da arte, queremos ampliar os caminhos possíveis para o fazer artístico. Por isso essa partilha se faz potente, para pensarmos como o cinema pode e deve atravessar todas as fronteiras.”

Gleycielli Guató compartilha sua visão sobre a importância da visibilidade para as vozes indígenas: “Precisamos dessa visibilidade. O audiovisual feito por indígenas e falando através da voz originária é uma arma para o combate à invisibilidade. Precisamos ser ouvidos.” Ela destaca ainda: “Espere ouvir vozes de duas originárias. Espere representatividade, sabedoria; espere nossa ancestralidade vibrando em nossas vozes.”

Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente pelo Sympla. O Grupo Casa está localizado na Rua Visconde de Taunay, 306, bairro Amambai.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marrocos goleia Níger e é 17ª seleção na Copa do Mundo; veja lista atualizada dos classificadas

VÍDEO: fogo se alastra em vegetação na Avenida Tamandaré

Seguro-defeso do pescador artesanal terá novas regras em outubro

Motociclista morre na Santa Casa após acidente que deixou criança ferida

Notícias mais lidas agora

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

bodoquena MPMS SIGILO PROCURADOR

Procurador envia nudes para suposta adolescente e caso é investigado pela Corregedoria do MPMS

Adriane anuncia que comitê gestor irá assumir Saúde em Campo Grande

Após calor, Campo Grande registra queda de temperatura na noite desta sexta

Últimas Notícias

Esportes

Série B do Sul-Mato-Grossense tem três jogos neste final de semana

Neste sábado duelam Taveirópolis e Maracaju nas Moreninhas

Polícia

Vendedor de plano de internet invade casa e tenta abusar adolescente

Foi preso por invadir e tentar abusar de uma adolescente de 14 anos nesta sexta-feira (05)

Brasil

Cade aprova incorporação da BRF pela Marfrig

A Marfrig é uma multinacional brasileira dedicada à produção de alimentos

Polícia

Muro desaba e vendedor de frutas morre soterrado

O muro faz parte de um imóvel muito antigo