O Grupo Casa terá uma exibição de filmes com mulheres indígenas, nesta sexta-feira (21), com entrada gratuita. A nova temporada do Casa Cult Cine Mulheres inicia às 19h, em sua sede localizada no bairro Amambai, em Campo Grande.
Conforme o coletivo de artistas, esta é uma homenagem ao mês das mulheres, com esta edição especial, que também promove um espaço de debate sobre o cinema e seus desafios. O evento contará com a exibição dos curtas-metragens “Goela Abaixo” e “A Voz de Guadakan”.
Curtas-metragens
“Goela Abaixo”, dirigido por Anaquiri – Mirna Kambeba, explora de forma divertida as transformações sociais e políticas que afetam as famílias brasileiras, trazendo à tona reflexões sobre gênero e polarização política. O curta se destaca pela diversidade em sua equipe e pelo elenco majoritariamente composto por pessoas indígenas.
Já “A Voz de Guadakan” é um ensaio documental que revela o universo criativo da primeira escritora indígena de Mato Grosso do Sul, Gleycielli Guató. Às margens do Rio Taquari, Gleycielli evoca com sua mãe, Maria Agripina, a história da família expulsa do Pantanal e a luta delas para manter viva a memória milenar da Nação Guató.
Bate-papo sobre cinema e os desafios da criação à distribuição

Após as exibições, haverá um bate-papo sobre cinema e os desafios da criação à distribuição. Ligia Tristão Prieto, diretora do Grupo Casa, explica: “Nosso Casa Cult é um encontro filosófico sobre o mercado da arte, queremos ampliar os caminhos possíveis para o fazer artístico. Por isso essa partilha se faz potente, para pensarmos como o cinema pode e deve atravessar todas as fronteiras.”
Gleycielli Guató compartilha sua visão sobre a importância da visibilidade para as vozes indígenas: “Precisamos dessa visibilidade. O audiovisual feito por indígenas e falando através da voz originária é uma arma para o combate à invisibilidade. Precisamos ser ouvidos.” Ela destaca ainda: “Espere ouvir vozes de duas originárias. Espere representatividade, sabedoria; espere nossa ancestralidade vibrando em nossas vozes.”
Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente pelo Sympla. O Grupo Casa está localizado na Rua Visconde de Taunay, 306, bairro Amambai.