Pela primeira vez na história, o vírus Influenza A, comum em seres humanos, foi identificado em tamanduás-bandeira de vida livre no Pantanal. A descoberta inédita foi revelada nesta terça-feira (13) pelo Instituto Tamanduá e acende um sinal de alerta para a saúde desses animais na maior planície alagada do mundo.
A pesquisa que detectou a “gripe” na espécie foi realizada junto ao Projeto Órfãos do Pantanal, pela mestranda Isabella Amaral (UESC), sob orientação da presidente do Instituto Tamanduá, Flávia Miranda.
De acordo com o estudo, alguns fatores vêm aumentando os riscos de transmissão de doenças para os animais, como o avanço do desmatamento, as queimadas, a urbanização e o contato entre animais silvestres e ambientes alterados.
“Estudo acende alerta sobre a saúde dos tamanduás”, diz Instituto
Conhecido por sua alta capacidade de mutação e por infectar humanos, o vírus influenza já foi identificado em aves e diversos mamíferos, mas este é o primeiro registro no mundo de infecção por Influenza A em tamanduás-bandeira.
Os exames apontaram o subtipo H3N2, o mesmo que circula entre humanos. No entanto, os animais examinados não apresentaram sintomas e a descoberta reforça o papel da ciência na prevenção de riscos futuros.
Para o Instituto Tamanduá, o fato que torna a descoberta ainda mais importante é a raridade de doenças respiratórias atingirem tamanduás. “O estudo acende mais um alerta sobre a saúde da espécie e sua suscetibilidade ao estresse causado por ambientes alterados ou pelo contato direto com humanos”, conclui a entidade.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.