Criado em 2023, o ‘Circuito Gastronômico de Campo Grande‘ ressalta a essência da gastronomia de Mato Grosso do Sul. Dessa forma, pratos criados durante o evento deram origem a um curta-metragem homônimo. A produção audiovisual foi financiada pela Lei Paulo Gustavo.
O curta surgiu após o diretor Caio Sakamoto Dias acompanhar de perto a evolução do Circuito, que vai para a terceira edição este ano. O evento desafia chefs de restaurantes locais a criarem seus próprios pratos, usando os ingredientes regionais, reinventando, então, a culinária sul-mato-grossense.
Assim, o curta-metragem convida o público a conhecer os sabores que são a base da culinária local. Esses, são produzidos a partir dos ingredientes típicos da região, como baru, pequi, guavira, queijo Nicola, carne de sol, sobá e mandioca.
O produtor, José Marques, enfatiza que a beleza da produção está em documentar o momento especial da história da gastronomia local.
“Se pensarmos que três anos atrás quase não ouvíamos falar dos nossos ingredientes. No máximo, sabíamos do sobá e da sopa paraguaia. Hoje já conseguimos observar mais opções de pratos que tem nos ingredientes do cerrado o protagonista de sua receita. E muito dessa conquista desta conquista se deve a iniciativas como a do Circuito Gastronômico”, completa.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!