Idealizado pelo indígena Terena, Anderson Terena, o curta-metragem Vípuxovoku foi selecionado para a 34ª edição do Festival Curta Cinema, que será realizado de 23 a 30 de abril, no Rio de Janeiro. O evento é um dos mais importantes festivais da América Latina, voltado para produções audiovisuais de curtas-metragens.
Vípuxovoku na língua Terena significa Aldeia. O filme narra a luta de Ailton, um jovem indígena da etnia Terena, para preservar as tradições do seu povo em aldeia urbana de Campo Grande. Além de Anderson, no papel de Ailton, a maioria do elenco é indígena. As filmagens ocorrem em 2024, na comunidade Aldeia Água Bonita.
o curta conta com a produção de Bianca Machado e direção de Dannon Lacerda. Além disso, recebe incentivo da Lei Paulo Gustavo e apoio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande), foi produzido em 2024, com as filmagens na comunidade Aldeia Água Bonita.
O diretor, Dannon Lacerda, ressalta que a conquista é resultado de um trabalho feito com muito comprometimento da equipe. “É muito importante, também, destacar as contribuições de todas as pessoas indigenas envolvidas no projeto, desde o início do seu desenvolvimento. O resultado aponta reflexões importantes sobre a realidade das aldeias urbanas de Campo Grande, a partir dos olhares dos indígenas que fazem parte do elenco”, afirma.
Edição de 2025 bateu recorde de inscrições
A 34ª edição do Festival Curta Cinema recebeu cerca de 4.600 produções, oriundas de mais de 160 países. Esse foi o maior número de inscritos da história do festival, batendo recorde. Delas, apenas 158 foram selecionadas para fazerem parte da programação, que tem foco no melhor do cinema independente.
Com 14 minutos de duração, Vípuxovoku – Aldeia fará a sua estreia durante o festival na programação do Panorama Latino com outras 15 produções do Brasil, Colômbia, Cuba, Argentina, México e Chile. A programação completa está no site: https://curtacinema.com.br/.
O Festival será realizado no Rio de Janeiro, com entrada gratuita no evento.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!