Além do dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, neste domingo (12), fiéis de Campo Grande se reúnem para uma ocasião muito especial: a elevação da Capela do Milagre, onde o santo Carlo Acutis realizou seu primeiro milagre, a santuário — o primeiro no mundo em homenagem ao ‘padroeiro da internet’.
Desde o início da manhã, os fiéis estão em oração e agradecimento no local, que fica na Vila Margarida. Professora universitária, Michelle Giongo, de 44 anos, diz que vivencia a fé com Acutis desde 2013.
“Nós vivemos essa fé sempre pedindo pela canonização do Carlo — que foi canonizado agora dia 7 de setembro — e a elevação a Santuário é o reconhecimento dessa escolha do próprio Carlo e de Nossa Senhora Aparecida por essa pequena capela”, opina.
A decisão de elevar foi anunciada no mês de setembro, pelo Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa. Na ocasião, explicou ao MidiaMAIS as mudanças que devem ocorrer na capela, após oficialmente declarada como um santuário. As principais delas são a oferta de mais celebrações e facilidade de confissões.
“Ele não escolheu grandes lugares, não escolheu grandes capelas, mas escolheu e foi escolhido. Nossa Senhora coloca todas as graças na mão do Carlo […] na mão dela que Deus coloca todas as graças, e ela aqui nesse santuário concede a Carlo as graças. Então, para nós, é muito especial esse momento em que essa pequena capela é elevada a Santuário”, diz a professora.

“Somos todos iguais”
Na capela, o pequeno Matheus Lins, de apenas 3 anos, foi curado de uma grave doença no pâncreas ao tocar em um pedaço de uma camisa que pertenceu a Carlo. O artefato foi um presente de dona Antônia, mãe de Acutis, ao pároco, Marcelo Tenório, que realizava missas e dava bênçãos com a relíquia em mãos.
Já para Mônica Rodrigues, de 40 anos, a canonização de Carlo mostra que a santidade pode ocorrer em todos os lugares. “Nós somos todos iguais. Nós todos somos convidados a ser santos. Não existe santidade só lá distante da gente, só em Roma, só lá perto do Papa. Não, a santidade pode existir em qualquer cantinho do mundo”, afirma.
“Aqui, São Carlo Acutis realizou um milagre. Aqui ele mostrou e deu a possibilidade de elevar a todo mundo a sua santidade. Que na sua juventude ele foi capaz de mostrar que é possível ser santo, sendo como todos nós somos. Sendo um menino normal, que gosta de evangelizar pela internet, que gosta de jogar bola”, diz.

Capela do Milagre
Matheus foi diagnosticado, em seu nascimento, com uma condição rara chamada pâncreas anular. Devido a isso, ele tinha dificuldades de se alimentar sem vomitar. A situação acarretava desnutrição, anemia e constantes infecções.
Assim que Matheus tocou a relíquia de Carlo Acutis, durante uma missa na Paróquia, pediu para que parasse de vomitar. Na mesma noite, o menino pediu para os familiares que preparassem um prato completo, com arroz, feijão, bife e batata frita, surpreendendo a todos ao comer a comida, e o principal: não vomitando posteriormente.
Após o ocorrido, o garoto passou por uma série de exames que comprovaram o desaparecimento da condição que afetava seu pâncreas, sem que precisasse se submeter a uma cirurgia.
O caso foi analisado pela Igreja Católica e reconhecido oficialmente, permitindo a beatificação de Carlo Acutis, oficializada em 2020. No dia 7 de setembro de 2025, Carlo Acutis foi santificado pelo Vaticano, se tornando o primeiro santo millennial.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Bianca Iglesias)