Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Festival Mais Cultura promove oficinas, palestras e atividades culturais gratuitas a partir de segunda-feira 

Confira a programação completa das atividades
Idaicy Solano -
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Foto: Nathalia Alcântara/Arquivo Jornal Midiamax)

A UFMS (Universidade Federal de ), realiza, a partir desta segunda-feira (22), mais uma edição do Festival Mais Cultura. A programação inclui apresentações artísticas, dança, teatro, música, literatura, cinema e artes visuais. Este ano, além das atividades na Cidade Universitária, o evento também será estendido aos demais câmpus no interior do Estado.

O palco principal das atrações será o Teatro Glauce Rocha, onde acontece a abertura do evento na próxima segunda-feira (22) a partir das 19h30. A participação é gratuita e aberta ao público. Os interessados devem reservar o ingresso na página do evento, clicando aqui. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Além das atrações no Teatro Glauce Rocha, o Festival terá oficinas, palestras, apresentações culturais, aulas abertas da Escola de Música e da Escola de Dança, concerto, workshop e exposições. 

Além disso, o público poderá desfrutar das atividades do Cineclube do curso de Audiovisual, da gravação das canções finalistas do FUC (Festival Universitário da Canção), trilha de observação de aves e a Feira Capivara, destinada para a divulgação de trabalhos dos estudantes de Artes Visuais. 

As atividades serão divididas em diversos espaços culturais da universidade, incluindo a Concha Acústica; os auditórios Prof. Luís Felipe de Oliveira, Marçal de Souza Tupã-Y e Arquiteto Jurandir S. Nogueira; os laboratórios de Desenho 1 e de Educação Musical, da Faalc, e de Dança, da Faculdade de Educação, dentre outros.

Evento chegará aos câmpus  

Conforme a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, em 2025 o Mais Cultura foi ampliado para os câmpus. “Este ano, o Festival terá programação em vários câmpus, com curadoria compartilhada. Teremos Palco Aberto 2.0; eixos temáticos que cruzam diversidade, acessibilidade, patrimônio e cultura digital; e oficinas com certificação de extensão”, complementa. 

Além disso, a pró-reitora reforça que a cultura e arte impactam diferentes públicos. “A cultura e a arte formam pessoas inteiras. Elas ampliam repertório, fortalecem criatividade, empatia e pensamento crítico, competências essenciais para a vida acadêmica e para o trabalho. Na UFMS, a cultura melhora pertencimento, reduz evasão e cuida da saúde mental. Para a população, ativa economias criativas, valoriza memórias e ocupa o espaço público com encontro e conhecimento. Em resumo: arte é tecnologia social de baixo custo e alto impacto”, resume.

Programação 

A abertura do evento será na segunda-feira (22), a partir das 19h30, com a Orquestra Indígena, sob regência do maestro Eduardo Martinelli. O projeto social de ensino musical é desenvolvido desde 2016 pela Fundação Ueze Zahran, na Aldeia Urbana Darcy Ribeiro, localizada em , com a missão resgatar e preservar músicas do cancioneiro brasileiro, do Pantanal e das tradições indígenas. Neste ano, o grupo realizou uma série de concertos no Brasil, Portugal e Espanha.

Na terça-feira (23), a programação terá duas atividades. Às 9h, o projeto Música Erudita nas escolas e Universidades, idealizado pelo músico Evandro Dotto com apoio da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura, tem percorrido espaços públicos em diferentes municípios do Estado com o objetivo de democratizar o acesso à música clássica. 

Às 19h30, sobem ao palco os artistas Ju Souc, Márcio Aves e Willian Ferreira para o show Ju Souc Trio, com canções autorais e uma manifestação artística engajada na luta contra a misoginia e na valorização da mulher no cenário cultural.

Na quarta-feira (24), a Universidade promove o evento Pôr do Sol na Rampa, um encontro de cultura geek e urbana, com feira de arte e artesanato, música, dança e desfile de cosplay. A programação será das 16h30 às 20h, na Esplanada do Morenão.

Já na quinta-feira (25), a partir das 17h, será promovido um desfile de moda autoral, em frente ao Teatro Glauce Rocha. Às 19h30, será a vez da Mostra de Dança do Festival Mais Cultura, com participação do projeto Som e Vida, Comercial Class, Cia Perspectiva e Pantanal em Dança.

A sexta-feira (26), será marcada pela literatura. Durante à tarde, o Teatro Glauce Rocha recebe uma exposição de poesia do projeto de extensão Oficinas Letrarte: prática pedagógica com a língua portuguesa e as artes visuais, desenvolvido na Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc). Às 19h30, será realizado o espetáculo Vozes da Ópera.

No sábado (27), o destaque será para o teatro. O projeto de extensão Cia teatral Ato Histórico: cultura e educação em movimento apresenta o espetáculo de comédia grega Lisístrata: uma luta feminina pela paz no mesmo palco onde já subiram grandes personalidades como Milton Gonçalves, Dercy Gonçalves, Paulo Autran, Joana Fomm, Chico Anysio e Marília Pêra. 

A peça do Câmpus da UFMS de tem apoio da Política Nacional Adir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Bombeiros utilizam aeronave para apagar incêndio em vegetação na saída para Rochedo

Presos por corrupção na mineração de MG são transferidos para penitenciária de Campo Grande

Funsat

Funsat realiza feirão de emprego exclusivo para PcDs na próxima quarta-feira

PM aborda carro em alta velocidade e ajuda no socorro à criança picada por escorpião

Notícias mais lidas agora

Com R$ 410 na conta, Claudinho Serra morava em apartamento de luxo e andava de caminhonete

Viagem frustrada para ver time do coração acaba em processo e indenização de R$ 5 mil em MS

Clínica veterinária famosa de Campo Grande é denunciada por negligência e ‘sumiço’ de corpos

Em busca de carteira assinada, jovens do Noroeste procuram atendimento da Funsat em feirão

Últimas Notícias

Cotidiano

Moradores do Tijuca reclamam baixa pressão na água; concessionária alega manutenção

Empresa esclareceu que o trabalho de reparo está em andamento e que o fornecimento de água não foi interrompido, mas admitiu a baixa pressão em certas propriedades

Cotidiano

Aos 79, Walter encontra nas belezas do bioparque memórias da juventude na fazenda

Walter vive hoje em apartamento, encara a rotina urbana da capital, mas cresceu e viu a vida acontecer mesmo foi em meio à natureza

Polícia

‘Grande milagre’: família comemora melhora no estado de saúde de menina queimada com chapa em MS

Menina está internada na Santa Casa da Capital desde a última quarta-feira (14)

Cotidiano

Cavalo abandonado em praça no Jardim Batistão mobiliza moradores

Animal é vista na praça desde as 7 horas, preso à uma corda e sem acesso a água