A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), realiza, a partir desta segunda-feira (22), mais uma edição do Festival Mais Cultura. A programação inclui apresentações artísticas, dança, teatro, música, literatura, cinema e artes visuais. Este ano, além das atividades na Cidade Universitária, o evento também será estendido aos demais câmpus no interior do Estado.
O palco principal das atrações será o Teatro Glauce Rocha, onde acontece a abertura do evento na próxima segunda-feira (22) a partir das 19h30. A participação é gratuita e aberta ao público. Os interessados devem reservar o ingresso na página do evento, clicando aqui.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Além das atrações no Teatro Glauce Rocha, o Festival terá oficinas, palestras, apresentações culturais, aulas abertas da Escola de Música e da Escola de Dança, concerto, workshop e exposições.
Além disso, o público poderá desfrutar das atividades do Cineclube do curso de Audiovisual, da gravação das canções finalistas do FUC (Festival Universitário da Canção), trilha de observação de aves e a Feira Capivara, destinada para a divulgação de trabalhos dos estudantes de Artes Visuais.
As atividades serão divididas em diversos espaços culturais da universidade, incluindo a Concha Acústica; os auditórios Prof. Luís Felipe de Oliveira, Marçal de Souza Tupã-Y e Arquiteto Jurandir S. Nogueira; os laboratórios de Desenho 1 e de Educação Musical, da Faalc, e de Dança, da Faculdade de Educação, dentre outros.
Evento chegará aos câmpus
Conforme a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, em 2025 o Mais Cultura foi ampliado para os câmpus. “Este ano, o Festival terá programação em vários câmpus, com curadoria compartilhada. Teremos Palco Aberto 2.0; eixos temáticos que cruzam diversidade, acessibilidade, patrimônio e cultura digital; e oficinas com certificação de extensão”, complementa.
Além disso, a pró-reitora reforça que a cultura e arte impactam diferentes públicos. “A cultura e a arte formam pessoas inteiras. Elas ampliam repertório, fortalecem criatividade, empatia e pensamento crítico, competências essenciais para a vida acadêmica e para o trabalho. Na UFMS, a cultura melhora pertencimento, reduz evasão e cuida da saúde mental. Para a população, ativa economias criativas, valoriza memórias e ocupa o espaço público com encontro e conhecimento. Em resumo: arte é tecnologia social de baixo custo e alto impacto”, resume.
Programação
A abertura do evento será na segunda-feira (22), a partir das 19h30, com a Orquestra Indígena, sob regência do maestro Eduardo Martinelli. O projeto social de ensino musical é desenvolvido desde 2016 pela Fundação Ueze Zahran, na Aldeia Urbana Darcy Ribeiro, localizada em Campo Grande, com a missão resgatar e preservar músicas do cancioneiro brasileiro, do Pantanal e das tradições indígenas. Neste ano, o grupo realizou uma série de concertos no Brasil, Portugal e Espanha.
Na terça-feira (23), a programação terá duas atividades. Às 9h, o projeto Música Erudita nas escolas e Universidades, idealizado pelo músico Evandro Dotto com apoio da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura, tem percorrido espaços públicos em diferentes municípios do Estado com o objetivo de democratizar o acesso à música clássica.
Às 19h30, sobem ao palco os artistas Ju Souc, Márcio Aves e Willian Ferreira para o show Ju Souc Trio, com canções autorais e uma manifestação artística engajada na luta contra a misoginia e na valorização da mulher no cenário cultural.
Na quarta-feira (24), a Universidade promove o evento Pôr do Sol na Rampa, um encontro de cultura geek e urbana, com feira de arte e artesanato, música, dança e desfile de cosplay. A programação será das 16h30 às 20h, na Esplanada do Morenão.
Já na quinta-feira (25), a partir das 17h, será promovido um desfile de moda autoral, em frente ao Teatro Glauce Rocha. Às 19h30, será a vez da Mostra de Dança do Festival Mais Cultura, com participação do projeto Som e Vida, Comercial Class, Cia Perspectiva e Pantanal em Dança.
A sexta-feira (26), será marcada pela literatura. Durante à tarde, o Teatro Glauce Rocha recebe uma exposição de poesia do projeto de extensão Oficinas Letrarte: prática pedagógica com a língua portuguesa e as artes visuais, desenvolvido na Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc). Às 19h30, será realizado o espetáculo Vozes da Ópera.
No sábado (27), o destaque será para o teatro. O projeto de extensão Cia teatral Ato Histórico: cultura e educação em movimento apresenta o espetáculo de comédia grega Lisístrata: uma luta feminina pela paz no mesmo palco onde já subiram grandes personalidades como Milton Gonçalves, Dercy Gonçalves, Paulo Autran, Joana Fomm, Chico Anysio e Marília Pêra.
A peça do Câmpus da UFMS de Três Lagoas tem apoio da Política Nacional Adir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.