A capital sul-mato-grossense se prepara para receber novamente o Festival Curta Campo Grande, encontro de curta-metragem brasileiro. A participação é gratuita, e as inscrições estão abertas até o dia 31 de julho. O festival acontece entre os dias 12 e 15 de novembro.
Podem ser inscritos no evento filmes finalizados em 2024 ou 2025, com duração de até 30 minutos. Com duas mostras competitivas — Curta Brasil e Curta MS — e outras mostras paralelas, o festival foca na exibição de uma seleção plural, comprometida com temáticas urgentes da contemporaneidade e com a representatividade de grupos historicamente minorizados.
Além disto, neste ano, uma novidade é a parceria com o Festival Curta Cinema, um dos principais dedicados ao curta-metragem na América do Sul. Esse trará uma mostra internacional não competitiva para Campo Grande.
Os filmes selecionados concorrerão ao Troféu Tuiuiú, em categorias como melhor curta de ficção, documentário, direção, atuação, roteiro, fotografia, arte, som e montagem. Os vencedores serão escolhidos por um júri técnico especializado e também pelo voto popular.
“O júri oficial está centrado na análise técnica e artística, mas quisemos manter também o voto do público, pois é essencial saber o que chama atenção de quem frequenta o festival, mesmo que não seja um especialista em cinema”, afirma um dos idealizadores do festival, Dannon Lacerda.
As inscrições, bem como as orientações, estão disponíveis no site www.festivalcurtacampogrande.com. A lista de selecionados será divulgada até 15 de outubro de 2025, no site e nas redes sociais do festival (@festivalcurtacampogrande).
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
***