Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Exposição ‘Imprevisto’ aposta no inesperado e intuição de artistas de MS

Artistas de Corumbá e Dourados expõem trabalho artístico na Casa de Cultura, em Campo Grande
Monique Faria -
Brenda Postaue e Elias de Aquino. (Reprodução, Instagram)

A partir do dia 28 de março, a Casa da Cultura em Campo Grande recebe a exposição ‘Imprevisto’, dos sul-mato-grossenses Elias de Aquino e Brenda Postaue. O projeto, que conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo, aposta em métodos de criação baseados na intuição e experimentação.

Ambos os artistas que assinam a exposição usaram suas próprias dinâmicas de trabalho na criação das obras expostas. Dessa forma, o curador Adriano Braga ficou responsável por acompanhar cada um deles separadamente, respeitando as trajetórias e desejos individuais.

Assim, a junção das criações de cada artista dá origem a uma exposição que reflete a experimentação sem determinações preestabelecidas. Para Adriano Braga, a curadoria se alinha com um pensamento coletivo e descentralizado, em que “o fazer expositivo se torna um campo de partilha e desestabiliza as estruturas
tradicionais da arte”.

“Minha experiência curatorial está muito ligada ao espaço independente Rumos, em Goiânia. A partir dele, venho articulando curadorias que compreendem esse processo como um fazer coletivo, construído a várias mãos. Acredito que essa perspectiva também motivou a escolha de Elias e Brenda para a exposição, pois há uma convergência entre essa metodologia curatorial e a própria concepção da mostra”, explicou.

Sobre os artistas

Nascido em , Elias de Aquino desenvolve sua produção em pintura, performance, vídeo e cerâmica. O artista investiga a violência nos territórios campesinos e não urbanos de . Dessa forma, sua obra se apoia nos arquivos e memórias de familiares, que foram resgatados e reconfigurados.

“Entendo que essa exposição pretende questionar principalmente quais são os parâmetros que persistem na institucionalização do trabalho artístico e nisso que a gente entende como um circuito de arte contemporânea e que nos afeta, principalmente, como artistas independentes”, destaca Elias.

O artista ressalta ainda a importância do processo compartilhado na concepção da exposição como um todo. “Estamos pensando nesses processos que se dão por uma gestão compartilhada, e não por uma lógica de separação entre as produções e suas curadorias, ou entre o fazer e o pensar”, explica.

Já Brenda Postaue, é residente em e transita entre a arte e , explorando em sua pintura as fronteiras da matéria e da plasticidade. A artista, então, experimenta materiais não convencionais a fim de compreender os limites de trabalhá-los e descobrir novos modos de fazer.

“Imprevisto tem se prolongado muito além do imaginado. Assim como a conceituação do projeto, que desenvolvemos em 2023, enfrentamos a imprevisibilidade na produção. Coleciono novos suportes, procurando encontrar no caminho o destino”, reflete Brenda.

Exposição ‘Imprevistos’

A exposição ‘Imprevistos’ tem início no dia 28 de março, na Casa da Cultura, que fica na Avenida Afonso Pena, 2270. A noite de abertura contará com a performance “Junta-Panela”, de Elias de Aquino, que resgata um objeto afetivo a partir do gesto de sua construção — gesto aprendido com seu avô pedreiro.

Como parte do evento, haverá ainda uma apresentação musical do multi-instrumentista e professor de música Ossuna Braza. Em maio, ainda, serão oferecidas oficinas gratuitas na Casa de Cultura ministradas por Elias e Brenda, como parte da programação do projeto, proporcionando um contato mais aprofundado com suas metodologias e processos criativos.

Serviço:

Exposição “Imprevisto”

  • Abertura: 28 de março, às 19h
  • Local: Casa de Cultura, Av. Afonso Pena, 2270 – Centro, Campo Grande – MS
  • Performance “Junta-Panela”: 28 de março
  • Oficinas gratuitas: Durante o mês de março, na Casa de Cultura

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Justiça anula inquérito contra empresários de Dourados e manda devolver bens

Onde assistir: sábado tem Majestoso e outros três confrontos pelo Brasileirão

Do Mainframe à Inteligência Artificial

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Rapazes são baleados no calcanhar e nas nádegas por desconhecido no Aero Rancho

Últimas Notícias

Polícia

Motociclista cai ao desviar de quebra-molas e é socorrido em estado grave para a Santa Casa

Estudante de 26 anos foi socorrido para a Santa Casa em estado grave após cair da moto na Avenida João Júlio Dittimar, Vila Silva Regina, Campo Grande. Segundo o boletim de ocorrência, ele tentou desviar de um quebra-molas na via, mas perdeu o controle da direção. O acidente aconteceu neste sábado (19), por volta de … Continued

Brasil

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Filho do ex-presidente sugeriu trocar as taxas por sanções individuais

Publieditorial

Entrevista com Urandir Fernandes de Oliveira: “Dakila Pesquisas trabalha em benefício de toda a humanidade”

Nascido em Marabá Paulista-SP, Urandir Fernandes de Oliveira é um nome que, sistematicamente, ressoa no mundos dos negócios e das pesquisas científicas.

Mundo

Trump crê que Bolsonaro ‘está sob ataque de um sistema judicial armado’, diz Casa Branca

Declarações foram dadas em resposta às medidas restritivas aplicadas pelo STF