Com vagas esgotadas, palestra e visita guiada no Cemitério Santo Antônio, em Campo Grande (MS), contam com regras e orientações rigorosas aos participantes. O evento, realizado no final da tarde deste sábado (30), nas dependências do cemitério, faz parte da Jornada do Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul.
A palestra está marcada para começar às 15h30, enquanto a visita guiada se inicia às 16h. Chegar com antecedência está entre as principais recomendações. “Venha com calma e se conecte com o espaço”, adianta a organização.
Além disso, é importante levar protetor solar para a visita, pois o sol da tarde exige cuidado com a pele. Pelo mesmo motivo, chapéu e boné também são recomendados. Garrafinha d’água também é indispensável para seguir o passeio, cheio de aprendizado e cultura.
Confira mais regrinhas divulgadas pelo cemitério para aproveitar o evento:
Evite perfumes doces ou fortes – Eles podem atrair insetos!
Vista-se com respeito – É um espaço de memória, espiritualidade e conexão com o passado.
Use calçado fechado com conforto – Mais segurança ao caminhar entre os túmulos e caminhos históricos.
Prefira calça comprida – Ajuda na proteção e garante mais conforto.
Fotografe com respeito e consciência – Use suas fotos para valorizar o patrimônio, contar histórias e inspirar outras pessoas a conhecer o Cemitério Santo Antônio, que fica localizado na Avenida Consolação, sem número, na Vila Santa Dorotheia.
Detalhes sobre o evento no cemitério
Vale lembrar que a palestra “Cemitérios como Patrimônios Culturais” terá início às 15h30, com o palestrante Lilsson Souza, geógrafo mestrando em Antropologia Social e membro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais.
Já às 16h a visita mediada irá propor “Um Novo Olhar sobre o Cemitério Santo Antônio”. O passeio será conduzido pelo Coletivo Guardiões de Memórias CG-MS.
Uma das responsáveis pela organização, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul promete uma “experiência única” para quem participar. “É uma oportunidade de enxergar com novos olhares lugares que guardam histórias, tradições e a identidade do nosso povo”, convida a FCMS.
Na ocasião, as atividades destacarão a importância histórica, cultural e simbólica dos cemitérios como espaços de memória coletiva.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
(Revisão: Dáfini Lisboa)