Dourados, município distante 229 quilômetros de Campo Grande, terá quatro meses de programação artística e cultural. A programação começa dia 9 de maio, e vai até 23 de agosto. A maioria das programações são gratuitas, e o ingresso para apresentações pagas não passam de R$ 15.
O circuito de programações é promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Artístico e Social Sucata Cultural. O evento conta com artistas locais e nacionais, incluindo espetáculos teatrais, shows musicais e exposições de artes visuais.
A abertura oficial será no dia 9 de maio, às 19h, na sede do Instituto, e contará com show da cantora douradense Giani Torres, a exposição ‘Corpo e Manifesto’, do Coletivo Dorcelina Folador (Campo Grande/MS), e o espetáculo teatral solo de João Dias com direção de Társila Bonelli. Nos dias 17, 24 e 31, será apresentado o espetáculo teatral ‘Tudo se acaba em ferrugem e solidão’, da atriz Lucrécia Prieto.
Em junho, a programação começa no dia 6, com o show da banda SoulRa e a exposição ‘Reafirmando territórios’, do Coletivo Enegrecer. Nos dias 7 e 14, a Pequena Trupe de Circo apresenta o espetáculo circense ‘Variedades Variadas’.
Em julho, no dia 4, será realizado o show da Banda Argonautas e a abertaura da exposição ‘Força de Ipê’, do artista Daniel Haas. Nos dias 5, 11 e 12, acontece o espetáculo de dança ‘Procedimento #6′, com Jack Mourão e Reginaldo Borges.
A programação encerra em agosto, com o show do Grupo É Do Que Há e a exposição ‘O tempo quando olho’, da artista Sara Welter, no dia 8. Nos dias 9, 16 e 23, terão apresentações do espetáculo circense ‘O caminhante’, do artista Gabriel Candeias.
Sucata Cultural
Criada em 2018, a Temporada Sucata Cultural vem se consolidando como uma das principais iniciativas de fomento à cultura na região. Desde então, já reuniu mais de 35,5 mil visitantes e recebeu 108 grupos e artistas.
O projeto ganhou destaque nacional ao integrar o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil, promovido pelo Ministério da Cultura, e é hoje reconhecido como uma das mostras culturais de maior duração contínua no país.
As atividades acontecem na sede do Instituto, um espaço multifuncional que abriga um teatro com capacidade para 100 pessoas, áreas dedicadas a exposições, biblioteca e o espaço ao ar livre Lá No Jardim, onde gastronomia, música e arte se encontram em um ambiente acolhedor.
Nesta edição, o projeto recebeu mais de 47 inscrições de artistas vindos de diferentes regiões do Brasil. Foram selecionados quatro shows, quatro exposições e quatro espetáculos teatrais, que serão apresentados semanalmente. Todas as atividades contarão com recursos de acessibilidade: os shows terão tradução em Libras, e uma sessão de cada espetáculo teatral também será acessível.
Confira a programação completa clicando aqui.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.