Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

De doença rara a estado vegetativo, relembre milagres de Carlo Acutis em Campo Grande

Pacientes relatam milagre da cura vivido após contato com relíquias do Santo da Internet
Idaicy Solano -
Matheus Vianna segura foto de Santo da Internet (Foto: Reprodução)

Morto aos 15 anos, em 2006, vítima de leucemia, Carlo Acutis deixou um legado de fé e evangelização que, através das redes sociais, alcançou milhões de pessoas. Entre elas, duas famílias brasileiras atendidas pelo Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) da (Universidade Federal de , em , que relatam terem vivido experiências de cura consideradas ‘inexplicáveis’ pela ciência.

Uma dessas histórias pertence ao Matheus Vianna, que nasceu na maternidade do Humap e, desde os primeiros dias de vida, enfrentou um grande desafio, ao ser diagnosticado com uma condição rara chamada pâncreas anular. Por conta disso, ele não conseguia se alimentar sem vomitar, além de sofrer de desnutrição, anemia e infecções constantes.

Enquanto aguardava condições clínicas para a cirurgia, a mãe de Matheus, Luciana, e a avó, Solange Maria, relatam que encontraram na fé um refúgio. Frequentadoras da Paróquia São Sebastião, ela passou a pedir a intercessão de Carlo Acutis. “Chegávamos a ir mais de uma vez por semana. Ele vivia internado para tomar soro”, relembra a avó.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O ‘milagre’ veio quando Matheus estava com 4 anos de idade. No dia 12 de outubro de 2013, durante uma missa, Matheus tocou em uma relíquia do jovem italiano e fez um pedido singelo: ‘parar de vomitar’. Naquela mesma noite, surpreendeu a família ao pedir um prato completo de arroz, feijão, bife e batata frita, e, pela primeira vez, não vomitou.

Após o episódio, foram feitos exames com o paciente, que confirmaram que o pâncreas anular havia desaparecido, sem que ele tivesse passado por cirurgia, surpreendendo a todos, inclusive a pediatra Rosângela Rigo, do Humap. “Se é uma doença que só tem cura com cirurgia e ele nunca foi operado, eu considero um milagre. Foi maravilhoso presenciar essa cura”, afirma a profissional.

Este acontecimento foi reconhecido oficialmente pelo Vaticano como o milagre que levou Carlo Acutis à beatificação em 2020.

Segundo milagre

Gabriel Terron Nunzio era um jovem saudável, cheio de energia e projetos. Estava no ensino médio, fazia parte da seleção de handebol da UFMS e tinha uma vida social e comunitária ativa. Na Paróquia São Sebastião, onde frequentava com a família, atuava como cerimoniário, coordenador do grupo jovem ‘Carlanis’ e auxiliar de catequese da primeira comunhão. 

A devoção a Carlo Acutis já havia chegado à paróquia por meio do padre Marcelo, que apresentava aos jovens a vida do italiano, reconhecido pela fé e pelo amor à Eucaristia. Gabriel, muito envolvido com a igreja, se identificou de imediato com a história de Carlo.

No entanto, o que Gabriel e sua família não sabiam, era que ele carregava uma condição cardíaca silenciosa. Sem apresentar sintomas prévios, Gabriel sofreu um mal súbito após utilizar Franol, uma substância broncodilatadora que, segundo relatos de colegas, foi consumida para melhorar o desempenho esportivo e facilitar a respiração durante os treinos. 

O medicamento desencadeou uma arritmia grave, que culminou em uma parada cardíaca repentina, quando Gabriel aguardava em um ponto de ônibus em frente ao Atacadão da Costa e Silva. No dia em que sofreu a parada cardíaca, já no hospital, Gabriel recebeu a Unção dos Enfermos do padre Marcelo, ministrada com uma relíquia de primeiro grau do beato italiano  

A partir dali, uma grande corrente de oração teve início em Campo Grande e em outras cidades onde familiares e amigos de Gabriel moravam. Foram realizadas caminhadas penitenciais, vigílias, rezas ininterruptas do rosário e ações comunitárias.

A paróquia também se transformou em um espaço de súplica constante pela vida de Gabriel, mobilizando jovens, pastorais e famílias. Mesmo diante do diagnóstico reservado, a família se agarrou à promessa repetida pelo padre Marcelo: ‘Deus não faz milagre pela metade’.

Gabriel, curado, ao lado de imagem de Carlo na Paróquia (Foto: Reprodução)

Dias de tratamento intensivo 

Durante o tratamento, Gabriel ficou internado no Humap, onde recebeu cuidados intensivos. Na época, o prédio passava por reformas, e algumas janelas, inclusive, eram tapadas com papelões. Mesmo assim, a família recorda que o carinho e a dedicação dos profissionais foram fundamentais.

Na UCO (Unidade Coronariana), as enfermeiras davam banho, penteavam o cabelo e perfumavam Gabriel, preservando sua dignidade e aparência. Na UTI, embora o contato direto fosse mais limitado, a equipe oferecia suporte contínuo. E, na clínica médica, médicos, enfermeiros e técnicos criaram vínculos afetivos profundos com a família. “Ao longo do processo, sentimos que havíamos formado uma nova família dentro do hospital”, relata a mãe.

Recuperação inesperada

Após 56 dias de internação, Gabriel recebeu alta em estado neurovegetativo, sem possibilidade de evolução clínica, segundo os médicos. Ainda assim, a família e a comunidade mantiveram as orações e pedidos pela intercessão de Carlo Acutis.

Com o tempo, Gabriel começou a apresentar sinais de melhora, reconquistando movimentos, fala e consciência. Para quem acreditava, não se tratava de coincidência, mas da ação direta do ‘santo da internet’.

Emocionada, a mãe conta que a recuperação foi registrada em fotos e vídeos, incluindo uma visita de Gabriel ao Humap, já andando e falando, para reencontrar os profissionais que o haviam cuidado. “A emoção e a alegria no rosto da equipe mostravam que o milagre não era só nosso, mas de todos que acompanharam sua luta.”

O caso de Gabriel não entrou formalmente no processo de canonização de Carlo, já que o milagre ocorreu antes de sua beatificação. Assim, o reconhecimento oficial veio com o caso de Matheus Vianna, também de Campo Grande, cujo prontuário do Humap serviu de base para o Vaticano.

Mas, para a família de Gabriel, isso não diminui a experiência vivida: “O milagre aconteceu em nossa casa, em nossa comunidade. A santificação de Carlo nos deixou mais fortes na fé e espalhamos essa esperança sempre que contamos a nossa história”. 

Hoje, ao recordar o caminho percorrido, a mãe resume: “Nos piores momentos é que nos apegamos a Deus. A melhora do Gabriel nos transformou em pessoas melhores, mais cheias de fé e esperança. Aprendemos que tudo acontece no tempo Dele, e não no nosso”.

Santo da Internet será canonizado 

Marcada para o dia 7 de setembro, a canonização de Carlo Acutis será realizada pela Igreja Católica, através do Papa Leão XIV. A solenidade precisou ser adiada, após a morte do Papa Francisco, em abril deste ano, mesmo mês em que as celebrações estavam previstas.

O falecimento do chefe da Igreja alterou os planos da canonização, que ficou definido para a primeira semana de setembro. Após a canonização, Acutis será proclamado Santo pela Igreja Católica.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com parceria de 18 empresas, ‘Emprega CG’ oferta mil vagas de trabalho na quarta-feira

Programe-se: desfile cívico e eventos religiosos interditam ruas de Campo Grande neste fim de semana

Donos procuram por ‘Pantera’ desaparecida há dois dias em Campo Grande

Réu por matar ‘Opalão do PCC’ é condenado a 24 anos de prisão em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

PREDADOR FOGO BIOPARQUE

Agressivo, predador ‘de fogo’ é o novo morador do Bioparque Pantanal

Paranaíba e Coxim empatam na 2.ª posição de ranking nacional de baixa umidade do ar

Últimas Notícias

Cotidiano

Condições meteorológicas favorecerão ocorrência de incêndios na região pantaneira nos próximos dias

Cemtec alerta que o 'perigo de fogo' variará entre 'muito alto' a 'extremo', principalmente entre os dias 5 e 9 de setembro

Cotidiano

Prefeitura pretende revitalizar chafariz da Praça Ary Coelho ainda em 2025 

Secult estima investimento superior a R$ 100 mil

Polícia

Açougues que vendiam carnes sem procedência são alvos da Decon em Bandeirantes

Empresários foram autuados em flagrantes nesta quinta-feira

Trânsito

VÍDEO: Engavetamento envolve duas carretas e um micro-ônibus na BR-163 em Nova Alvorada do Sul

Concessionária relatou 10 vítimas leves, 2 vítimas moderadas e 1 em estado grave. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Nova Alvorada do Sul.