Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Diagnosticado com TEA, professor formado na UFMS lança livro de crônicas sobre autismo

Lançamento acontece na próxima segunda-feira (19), na Casa de Cultura, em Campo Grande
Monique Faria -
Luciano de Jesus Gonçalves lança o livro "Crônicas espectrais, notas sobre o TEA". (Foto: Eduardo Lago)

Diagnosticado tardiamente com TEA (Transtorno do Espectro Autista), o professor e pesquisador Luciano de Jesus Gonçalves lança o livro “Crônicas especiais, notas sobre o TEA”, na próxima segunda-feira (19), em . O lançamento acontece na Casa de Cultura, às 18h, com entrada gratuita.

A obra traz uma reflexão sobre crises pessoais e sociais, abordando temas como saúde mental, neurodiversidade, envelhecimento e os desafios de equilíbrio emocional e financeiro. Os textos fazem parte de uma jornada de descobertas do próprio autor, após receber o diagnóstico de autismo.

“As crônicas surgem de um momento pessoal e complicado, envolto em crises de saúde e também financeira, mas, felizmente e a partir do diagnóstico, de renovação também. Sendo professor, achei que o tema, tão debatido atualmente, pudesse interessar a mais pessoas”, explica o autor.

O diagnóstico de TEA veio aos 39 anos, quando Luciano passava por crises financeiras, que lhe tiravam o sono. Assim, em meio a noites de insônia, Luciano decide listar todos os seus fracassos e problemas de saúde. A partir daí, o que era inicialmente um inventário pessoal, termina na descoberta do autismo.

Através de sua própria experiência, o autor convida a enxergar além dos rótulos, trazendo um relato pessoal e, ao mesmo tempo, universal. Com posfácio da pesquisadora Aline Novais de Almeida, o livro trata o tema com um toque de humor ácido, lucidez e sensibilidade.

“Crônicas especiais, notas sobre o TEA” já está disponível para venda, no sites da Amazon e da Editora Patuá.

Sobre o autor

Nascido em Teixeira de Freitas, na Bahia, Luciano de Jesus Gonçalves é aluno egresso da Federal de e concluiu a graduação em Letras no ano de 2009. No mestrado, o autor estreante estudou na , no campus de Três Lagoas, onde defendeu, em 2012, estudo sobre a narrativa de Samuel Rawet, orientado pelo professor doutor Antônio Rodrigues Belon.

Se tornou doutor em Literatura Brasileira pela USP (Universidade de ). Atualmente, atua como professor de Português e Literatura no IFTO (Instituto Federal do Tocantins). “Crônicas espectrais, notas sobre o TEA” marca sua estreia como escritor de prosa.

Serviço

Lançamento “Crônicas espectrais, notas sobre o TEA”

  • Data: 19 de maio
  • Horário: 18h
  • Local: Casa de Cultura – Avenida Afonso Pena, 2270, Centro
  • Entrada gratuita

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moreninhas recebe serviços gratuitos de cidadania e feirão de empregos neste sábado

Gol de Neymar reduz risco de queda do Santos, empate complica São Paulo; veja probabilidades

maquinario

Empreiteiro denuncia golpe após compra de R$ 430 mil e não receber maquinário em Campo Grande

Davi Brito expõe rejeição que sofre do elenco do BBB 24: ‘Nunca chamaram’

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Reino Unido pretende diminuir idade mínima de voto para 16 anos

Últimas Notícias

Cotidiano

‘Cenário preocupante’: ONG alerta para risco de incêndios no Pantanal nos próximos meses

Combinação de estresse hídrico, baixa umidade e altas temperaturas aumenta probabilidade de incêndios

Le Blog Maria Antonia

Sydney Sweeney é cotada para ser a nova Bond Girl em 007 de Denis Villeneuve

Sydney Sweeney está cotada para viver a próxima Bond girl na nova fase da franquia 007.

Transparência

Governo de MS realiza audiência pública para aprimorar distribuição de gás canalizado

Além da audiência, a Secretaria realiza ainda Consulta Pública sobre o assunto

Mundo

Iraque: incêndio em shopping inaugurado há uma semana deixa ao menos 61 mortos

Equipes de resgate ajudaram mais de 45 pessoas que ficaram presas quando o incêndio começou